• Início
  • /
  • Estudos
  • /
  • Frei Alessandro: “Deus habita em cada um de nós, por isso precisamos purificar nossa vida e tirar o pecado”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

10/11/2022

Frei Alessandro: “Deus habita em cada um de nós, por isso precisamos purificar nossa vida e tirar o pecado”

Compartilhar:

Paz e Bem!

A tradicional Missa da Saúde, celebrada toda quarta-feira no Campinho do Convento, é sempre uma ocasião de suplicar ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora da Penha, que Ele cure, liberte, transforme e acalente a cada um, especialmente os doentes. Toda semana centenas de fiéis sobem à Penha para agradecer pelas inúmeras bênçãos alcançadas por intermédio de Nossa Senhora das Alegrias.

Na tarde da última quarta-feira (9/11), a Missa no Campinho foi presidida pelo Frei Alessandro Dias e contou com a presença do Frei Pedro Engel. Na reflexão, o frade explicou as motivações que fizeram a Igreja celebrar a Festa da Basílica de São João do Latrão, considerada “mãe e cabeça de todas as igrejas”. Foi a primeira igreja construída em Roma por Constantino. É a catedral do bispo de Roma, o papa. Os templos de pedra são um sinal visível da presença de Cristo.

“Gostaria de destacar três aspectos da Liturgia da Palavra que hoje estamos celebrando. Primeiro, sobre a Basílica do Latrão; depois sobre a Igreja, lugar onde fazemos nosso encontro com Deus; e nossa vida onde também fazemos nosso encontro com Deus”, explicou Frei Alessandro ao iniciar.

“A Basílica do Latrão foi o primeiro templo construído em Roma, fica na entrada da cidade, porque o então Papa Constantino queria que todos que chegassem à Roma, avistasse o monumento bonito e tivesse a consciência que o povo é cristão, assim como nós no Brasil temos orgulho de ser um povo cristão, amamos nossa família, amamos nosso país, nossa religião e nossa fé”, comentou o Frei.

Frei Alessandro explicou ainda que a Basílica foi o local aonde Francisco de Assis foi para pedir ao Papa a permissão para que ele pudesse fundar a ordem dos Frades Menores, uma ordem dos medicantes. “São Francisco tinha uma preocupação e não queria ser confundido com um grupo desse herético, e por isso vai apresentar o estilo de vida, a ordem dos frades ao Papa. A Basílica do Latrão é a Catedral do Papa, como temos a Catedral de Vitória, que é a Igreja do bispo, onde o bispo exerce seu pastoreio…”, comentou.

Ao falar do trecho do Evangelho em que Jesus fala: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”, o frade disse que “Ele está falando da vida, do seu próprio corpo, onde Deus habita, ou seja, Deus habita em cada um de nós. É importante valorizarmos nossa comunidade, mas também nossa vida, esse templo onde Deus habita. Ele precisa ser purificado, precisamos tirar de nossa vida o pecado, deixar de lado as mágoas, a maldade, o desejo de vingança, a violência. A gente precisa agir com amor”, pediu o Frei.

Confira a homilia na íntegra abaixo:


NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Gabriel Dellandrea presidiu a Missa da tarde, na Capela da Penha, nesta terça-feira (18). O Guardião do Convento refletiu o episódio do capítulo 19 do evangelho

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso