Paz e Bem.
Dois anos depois, a Festa do recomeço. Um reencontro da Mãe com seus filhos, marcado pela emoção e por uma alegria difícil de explicar. Uma mistura de sentimentos daqueles que por algum tempo estiveram distantes, mas sempre ali perseverantes. Se as palavras não explicam, vamos em busca da razão… Isso mesmo, a razão para tamanha manifestação de fé, é ela: a devoção à Nossa Senhora na reza do Santo Terço.
Fiéis dos 78 municípios do Espírito Santo, participaram do 9° Encontro Estadual do Terço dos Homens, realizada em Vila Velha, Espírito Santo. Também estiveram presentes, romeiros de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e da Bahia. Mais de 4 mil pessoas participaram. O evento teve início pela manhã com a Missa de Abertura na Igreja do Rosário, que teve sua construção em 1535, com transmissão ao vivo pela TV Tribuna-SBT.
“Com certeza o encontro começar aqui é de uma importância muito boa. Nossa Igreja já tem história e é uma das mais antigas em funcionamento no Brasil, por isso, Nossa Senhora do Rosário nos ensina que rezar o terço é importante para fortalecer a fé e a esperança. Estamos muito felizes em acolher os homens do movimento do terço no estado, esses homens que buscam ter em Nossa Senhora um exemplo, um modelo”, afirmou Frei Vanderlei Neves, Pároco da Paróquia do Rosário.
Ao meio dia, os tercistas acolheram a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha no Parque da Prainha e fizeram o cadastramento dos grupos, na sequência a procissão com a imagem da Padroeira dos Capixabas subiu até o Campinho do Convento da Penha, situado a 154 metros de altitude, fundado em 1558.
A acolhida foi feita por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora-MG e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens. Ele fez uma exortação, encorajou os homens e rezou o terço solenemente com os participantes. Dom Gil também presidiu a Eucaristia, encerrando o encontro.
“Terço no bolso, Nosso Senhor Jesus Cristo no coração, Maria na mente nos conduzindo para o céu. O Homem que reza o terço, leva bênçãos para sua casa! Assim como Maria que traz em seus braços Jesus Cristo, o homem do terço leva para sua casa as bênçãos de Jesus Cristo. Maria é aquela que nos leva à Jesus e nos apresenta a Ele. Nós também no movimento do Terço dos Homens, trazemos Jesus Cristo para nosso coração e o levamos para os outros, porque somos missionários. Vamos rezar o Terço todos os dias. Uma vez por semana rezamos em conjunto, mas com nossa família, todo dia”, exortou Dom Gil antes da oração do Terço.
Já na homilia da Missa, o Arcebispo de Juiz de Fora enfatizou que ao rezar o Terço nos aproximamos cada vez mais da salvação. “Tenho certeza, cada vez que você reza o terço, você se aproxima mais de Cristo, levado pela mão puríssima de Maria e recebe com mais profusão a luz do alto, do Espírito Santo, e se torna, mais uma vez, missionário do Senhor. Depois daquela experiência do Espírito Santo no Cenáculo, os apóstolos foram pelo mundo inteiro, anunciar a Ressurreição do Senhor e a vida eterna. É isso que você, homem do terço faz, quando reza: você se torna mais missionário, leva Jesus para os outros e tenta trazer os outros para Jesus”, explicou.
“O tempo da Ascensão, o tempo da Igreja e o tempo de Jesus Cristo é o tempo do Espírito Santo. O Espírito Santo é a alma da Igreja. Se nós formamos o corpo da Igreja o Espírito Santo é a alma. Por isso eu me alegro também por estar aqui celebrando com vocês neste estado que recebeu o nome de Espírito Santo”, fazendo uma alusão ao nome do estado que levou este nome desde 23 de maio de 1535, quando o donatário português Vasco Fernandes Coutinho iniciou a colonização do solo local.
Frei Paulo César, anfitrião do evento, falou da alegria de acolher os tercistas na Casa da Mãe da Penha. “Olhando para vocês, homens do terço, posso dizer: quantas famílias mais iluminadas, mais amadas, mais protegidas, mais felizes. Com certeza, todos vocês que rezam o terço, em companhia de Nossa Senhora – de preferência em casa com seus familiares – tenham a certeza que vão ter famílias mais pacificadas, mais iluminadas, mais protegidas e mais amadas”, enfatizou.
Este ano o movimento do Terço dos Homens organizou a maior cobertura midiática da história. Só a TV Pai Eterno transmitiu mais de duas horas e meia de programação ao vivo para todo o Brasil. No Espírito Santo, a Rede Sim de Televisão também transmitiu o encontro na íntegra. Além da cobertura dos veículos de comunicação locais e nacionais. A REDEVIDA exibiu às 8 da noite, o Santo Terço especial rezado pelos homens do Terço do Espírito Santo.
O tema que inspirou o encontro é uma alusão à Romaria do Terço dos Homens realizada em fevereiro deste ano no Santuário Nacional de Aparecida: “Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade”.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha foi sorteada para peregrinar pela paróquia da Ressurreição de Goiabeiras, Vitória-ES.
Além da retomada, o evento capixaba acontece pela primeira vez como uma lei do Dia Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Em publicação no Diário Oficial do Estado, de 27 de maio de 2022, a Lei n° 11.626, estabelece: Dia Estadual do Terço dos Homens, a ser celebrado, anualmente, no último sábado do mês de maio, incluindo-o no Calendário Oficial do Estado do Espírito Santo.
Confira a reportagem especial abaixo:
Galeria de fotos