• Início
  • /
  • Estudos
  • /
  • 8º Domingo do Tempo Comum: o discípulo deve se assemelhar ao Mestre

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

26/02/2022

8º Domingo do Tempo Comum: o discípulo deve se assemelhar ao Mestre

Compartilhar:

Paz e Bem.

Neste 8º Domingo do Tempo Comum, a Igreja proclama o Evangelho de Lucas 6,39-45, onde Jesus nos apresenta várias advertências. “Pode um cego guiar outro cego?”, “Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”, “Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos” e “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração”…

O discípulo deve se assemelhar ao Mestre, sem hipocrisia, sem falsidade. A solução que o Senhor nos apresenta é que cada um de nós deve procurar e trabalhar os próprios defeitos, para que assim, possamos melhor ajudar as outras pessoas. Outro ensinamento, é que pelas ações de cada um, é revelado o caráter, é revelada a fé de cada um.

O Evangelho deste domingo continua e conclui o “sermão da planície”. Jesus desmascara a hipocrisia que pode haver nas pessoas ao se colocarem acima de outras. Os discípulos também podem se tornar cegos à medida que não conseguem distinguir os verdadeiros valores do Reino de Deus. Antes de pretender tirar o cisco no olho do outro, é preciso tirar de si tudo o que impede de enxergar bem.

A Liturgia é uma reflexão sobre o que é ser mestre e ser discípulo na proposta de Jesus e orienta a remover a hipocrisia que pode haver no cristão.

Confira a reflexão do Frei Adriano Dias do Nascimento, da Paróquia do Rosário, Vila Velha, ES.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A manhã do domingo (22) reuniu fiéis no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, para a Missa do 1º Domingo da Quaresma, celebrada às 9h.

Jesus posto à prova: as tentações que Jesus passou (Mt 4,1-11) Jesus sofre as tentações do diabo. Poder, prestígio e riqueza. Hoje, no mundo dos seres humanos, essas tentações se

Paz e Bem. Fiéis participaram da Missa de Quarta-feira de Cinzas, na tarde deste dia 18 de fevereiro, celebrada no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A Celebração

“Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão” é o título da mensagem do Papa Leão XIV para a Quaresma de 2026. O Pontífice convida os fiéis a um “jejum