Paz e Bem!
Já estamos no sétimo dia da nossa novena e vamos conhecendo um pouco mais da vida de São Francisco e seus companheiros e companheiras. Hoje vimos que a vida e missão dos franciscanos supõe tanto a vida de oração e contemplação quanto a missão pelo mundo. Assim como Jesus, que reservava momentos de profunda intimidade com o Pai, todos os que se deixam inspirar pelo exemplo de Francisco de Assis, devem cultivar o sadio espírito de devoção e piedade pra que o anúncio e a missão sejam fecundos. Por isso, a partir de hoje me proponho a guardar diariamente alguns instantes de silêncio e meditação. A partir do encontro pessoal com o Senhor nossa missão seja fortalecida.
Rezemos
Sétimo dia: Oração e missão
Oração inicial para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.
Vida do Santo (cf. I Fioretti, 16)
São Francisco, tendo já reunido e recebido na Ordem muitos companheiros, começou a pensar e sobre o que devia fazer: ou dedicar-se só a orar, ou então alguma vez a pregar; e sobre isso desejava muito saber a vontade de Deus. E Por isso chamou Frei Masseo e lhe disse: “Vai à Irmã Clara e diz-lhe da minha parte que ela com algumas das companheiras mais espirituais roguem devotamente a Deus que lhe possa mostrar-me o que é melhor: que eu me dedique a pregar ou só à oração. E depois vai a Frei Silvestre e diz-lhe a mesma coisa”.
Frei Masseo foi e, de acordo com a ordem de São Francisco, foi primeiro a Santa Clara e depois a Frei Silvestre. O qual, assim que a recebeu, lançou-se imediatamente em oração e, orando, teve a divina resposta, voltou a Frei Masseo e disse assim: “Isto diz Deus que tu digas a Frei Francisco: que Deus não o chamou a este estado só para ele, mas para que dê frutos das almas e muitos sejam por ele salvos”. Tendo essa resposta, Frei Masseo voltou a Santa Clara para saber o que ela tinha ouvido de Deus. E ela respondeu que ela e as outras companheiras tinham recebido de Deus aquela mesma resposta que Frei Silvestre tivera.
Oração de São Francisco: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.