O Campinho da Penha, em Vila Velha (ES), estava repleto de objetos de trabalho levados pelos moradores da Àrea Serra-Fundão e de outras localidades, para serem abençoados nesta quinta-feira (04). Os trabalhadores e trabalhadoras presentes, assim como as pessoas que estavam acompanhando a transmissão ao vivo pelas redes sociais e Youtube, foram representadas pelas funcionárias do convento, que entraram com os frades e a imagem da Padroeira do Espírito Santo.O 5º dia do Oitavário da Festa da Penha, teve como tema: “Lembra que abres caminho, outros te seguirão”.
Frei Vanderlei da Silva Neves conduziu a reflexão do dia com base na passagem do Evangelho de Lucas, quando Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, que anunciou a concepção do Filho de Deus no ventre da jovem escolhida. “Maria é um exemplo a ser seguido porque abre caminho para todos nós”.
O frade enfatizou a determinação, a força e a coragem de Maria em aceitar sua missão como a mãe do Salvador e do seu abandono em Deus. “Sejamos aqueles que seguem a Virgem Maria, a partir do seu ‘Sim’ generoso. Queremos seguir a mãe de Jesus Cristo pela sua humildade. Ela não se apegou ao fato de ser a mãe do Criador, pois se reconheceu como serva”, afirmou.
Depois os devotos de Nossa Senhora da Penha, levantaram carteiras de trabalho, colheres de cozinha e de pedreiro, além de furadeiras, artesanatos, alicates de manicure, tesouras e fotos de outros utensílios de trabalho, para serem abençoados pelos frades. A expectativa pela água benta lançada pelos frades é sempre grande, pois cai como uma chuva de bênçãos que lava a alma do povo capixaba. Nesta sexta-feira (5), os terços dos fiéis serão abençoados.
Santa Missa
A paz e o desejo pelo fim das diversas guerras foram destaque na homilia do padre Pedro Camilo, da Paróquia São Pedro Apóstolo, presidente da celebração desta quinta-feira. Mais de 60 sacerdotes representaram a Arquidiocese de Vitória.
Com a saudação feita por Jesus aos discípulos: “A paz do Senhor esteja sempre convosco”, o padre enfatizou que Jesus é a paz do mundo. “Olhando para o ressuscitado, sentimos essa paz. Ao mesmo tempo vivemos no mundo de tantas guerras. Guerras fora do nosso País, como as atuais do Oriente Médio e também Leste Europeu”, salientou.
Ele pediu ao povo que direcionasse suas orações para os países nos quais o povo sofre e morre em decorrência dos conflitos e para os jovens que sofrem e morrem vítimas do tráfico de drogas.
Padre Pedro também falou da importância da oração para a população do Sul do estado que perdeu suas casas e familiares com as fortes chuvas ocorridas no final do mês de março.
Ao final falou das guerras que travamos internamente, com as pessoas que convivemos e na convivência em sociedade. “Precisamos olhar para Jesus Ressuscitado e saber que Nele mora a nossa paz”.
Apresentação artística:
Para finalizar com chave de ouro a programação da quinta-feira (4), foi a vez da cantora Ziza Fernandes e o padre Anderson Gomes cantarem e encantarem o público presente no Campinho. Ziza, de forma leve e divertida e com sua voz suave, evangelizou e inspirou o público junto com padre Anderson.
Frei Gabriel Dellandrea e Frei Felipe Carreta cantaram com Ziza Fernandes a música “Alô meu Deus”, de padre Zezinho e, no final, os frades, a cantora e o padre Anderson cantaram com ajuda do povo o hino em louvor a Nossa Senhora da Penha.
A Festa da Penha começou no último domingo (31) e será encerrada na próxima segunda (8). Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba.