5º Dia da Novena | Festa de São Francisco de Assis 2021

Compartilhe:

Paz e Bem!

Estamos no quinto dia da nossa novena, ouvimos da tradição franciscana a maneira como devemos nos deixar guiar pelos sinais que Deus nos apresenta sua vontade. Aliás, Deus nos oferece muitos sinais, infelizmente, tão atarefados e apressados não conseguimos notar. Por isso, hoje vou me propor ao exercício de prestar mais atenção nos pessoas, nas tarefas e nos acontecimentos ao meu redor. Quero aprender a fazer as coisas com mais sentido, sem correria ou afobação. Quero me dispor a silenciar e ouvir mais. Ouvindo melhor a Deus podemos seguir vivendo a partir da sua vontade. Quero rezar com confiança: Seja feita a vossa vontade.

Reze conosco!


Quinto dia: Confiança na vontade de Deus

Oração inicial para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Vida do Santo (cf. I Fioretti, 10)

Andando um dia São Francisco pelo caminho com Frei Masseo chegaram a um lugar em que o caminho se dividia em três, pois se podia ir a Florença, a Sena e a Arezzo, Frei Masseo disse: “Pai, por que caminho devemos ir?”. Respondeu São Francisco: “Por aquele que Deus quiser”. Disse Frei Masseo: “E como poderemos nós saber a vontade de Deus?”. Respondeu São Francisco: “Pelo sinal que eu te mostrarei; por isso eu te mando, pelo mérito da santa obediência, que nesta encruzilhada, no lugar em que tens os pés, te gires em roda como fazem as crianças, e não pares de te girar se eu não te disser”.

Então Frei Masseo começou a dar voltas; e tanto se virou que teve uma vertigem da cabeça, que costuma ser produzida por esse giro, e caiu diversas vezes no chão; mas como São Francisco não dizia para parar, e ele queria obedecer fielmente, levantava-se. No fim, quando estava girando forte, São Francisco disse: “Para, e não te mexas”. E ele parou; e São Francisco perguntou: “Para que lado tens o rosto?”. Respondeu Frei Masseo: “Para Sena”. Disse São Francisco: “Esse é o caminho pelo qual Deus quer que nós vamos”.

Oração de São Francisco: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz. 

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado.

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X