4º dia da Novena | Festa de São Francisco de Assis 2021

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste quarto dia da nossa novena em preparação para a Festa do Seráfico Pai, ouvindo o exemplo de São Francisco, vamos fazer uma revisão de vida e, em seguida, elaborarmos uma lista contendo nossas virtudes e qualidades. O reconhecimento das qualidades fará de nós pessoas mais agradecidas pelos dons que a sabedoria de Deus nos concede. Além disso, poderá iluminar nosso olhar para reconhecermos as qualidades dos que conosco convivem.

Rezemos!


Quarto dia: Humildade como caminho da santidade

Oração inicial para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Vida do Santo (cf. I Fioretti, 10)

Uma vez, São Francisco morava com Frei Masseo, homem de grande santidade, discrição e graça quando falava de Deus, pelo que São Francisco muito o amava. Um dia, voltando São Francisco do bosque e da oração, e estando na saída do bosque, Frei Masseo quis provar como ele era humilde, foi ao seu encontro, e como se falasse em provérbios, disse: “Por que a ti, por que a ti, por que a ti?”. São Francisco respondeu: “Que é que tu queres dizer?”. Disse Frei Masseo: “Eu digo: por que todo mundo se dirige a ti, e parece que todas as pessoas desejam ver-te, ouvir-te,obedecer-te?. Tu não és um homem bonito de corpo, tu não és de grande ciência, tu não és nobre; então, por que todo mundo vai atrás de ti?”.

Ouvindo isso, São Francisco, levantando o rosto para o céu, ficou muito tempo com a mente elevada em Deus; e depois, voltando para Frei Masseo e disse: Queres saber por que todo mundo me vem atrás? Os olhos do altíssimo Deus, que em todos os lugares contemplam os bons e os maus, aqueles olhos santíssimos não viram entre os pecadores nenhum mais vil, nem mais insuficiente, nem maior pecador do que eu, e porque, para fazer aquela operação maravilhosa que ele quer fazer, não encontrou nenhuma criatura mais vil na terra; e por isso me escolheu para confundir a nobreza, grandeza, força, beleza e sabedoria do mundo, para que se saiba que toda virtude e todo bem vêm dele e não da criatura, e que nenhuma pessoa pode se gloriar diante dele; mas quem se gloria, glorie-se no Senhor, a quem pertencem toda honra e toda glória para sempre. 

Oração de São Francisco: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz. 

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado.

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X