Seguindo a Jesus Cristo, nos passos de São Francisco.
Paz e Bem!
Da regra não bulada (1ª regra 22, 32-40). “Recorramos a Jesus como ao Pastor e ao guarda de nossas almas (1Pd 2,25), que disse: Eu som o Bom Pastor, eu apascento minhas ovelhas e dou minha vida por minhas ovelhas (Jo 10, 11). Vós sois todos irmãos; e não chameis a ninguém de pai sobre a terra, pois um só é o Vosso Pai, que está nos céus. E não vos façais chamar de mestres, pois um só é vosso mestre, que está nos céus (Mt 23, 8-10). Se permanecerdes em mim e se minhas palavras permanecerem em vós, tudo que quiserdes, pedireis e isso vos será dado (Jo 15, 7). Em todo lugar onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles (Mt 18, 20). E eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo (Mt 28, 20). As palavras que vos disse são espírito e vida (Jo 14, 6).
Reze conosco o 3º dia da #NovenadeSãoFranciscodeAssis
Comentário
São Francisco escolheu esses textos dos evangelhos, reagrupou e os integrou em sua regra de vida, fundamentando sobre eles sua concepção da comunidade (fraternidade). No centro está a figura do Cristo, sob a imagem do Bom Pastor, que São Francisco aprecia, que é a de um amor até a morte (“eu dou minha vida por minhas ovelhas”). É para essa figura irradiante de bondade e de ternura que somos convidados a nos dirigir, como um rebanho em redor de seu pastor e protetor. Em seus escritos, a palavra mais usada por Francisco, depois de Senhor, é a palavra irmão. Na comunidade reunida em torno do Cristo, Deus é o Único Pai, Cristo o único mestre e todos são irmãos e irmãs. São Francisco foi o primeiro na história a dar a seu grupo religioso o nome de fraternidade. Cristo é seu caminho, sua verdade e sua vida.
O cristão se vê impelido a amar o próximo com o amor de cristo, levado ao extremo, até ao dom da própria vida. Isso supõe que entre os irmãos haja confiança. Mas o supremo grau do amor ao próximo é o amor dos inimigos, que nos torna perfeitos como o Pai Celeste, ele que é para os ingratos e os maus. Este amor de benevolência e de ajuda misericordiosa, São Francisco queria que seus frades praticassem com todos que viessem até eles, amigo ou adversário, ladrão ou bandido, fossem recebidos com benevolência: olhar positivo e valorizador, disposição de fazer o bem, de prestar serviço. Tal recomendação afirma o valor único do ser humano, fosse ele o mais degradado. E quando se acha em meio hostil, é pedido para não provocar nem disputas nem discussões, mas ser submissos a todos por causa de Deus.
Oração
Senhor, que possamos nos amar uns aos outros, como o Senhor nos amou, atraindo todas as pessoas ao teu amor, compadecendo-nos de seus sofrimentos e não ofendendo a ninguém. Que perdoemos e amemos verdadeiramente nossos inimigos por causa de ti, e que intercedamos de coração sincero por eles junto de ti, não devolvendo a ninguém o mal pelo mal… Assim seja!
Oração para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.