31º Domingo do Tempo Comum: Jesus ensina o mandamento do amor

Compartilhe:

Paz e Bem!

Com alegria a Igreja celebra neste 31º Domingo do Tempo Comum, o fim do mês missionário, o Dia Nacional da Juventude e o fim da campanha Outubro Rosa. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes” (Evangelho de Mc 12,28b-34). O que é amar a Deus? O que é amar os irmãos? Nossa missão é amar como Jesus amou!

O Evangelho do 31º Domingo do Tempo Comum é Marcos 12,28-34. Um mestre da lei, que conhecia bem os desafios que seu povo vivia em relação aos mandamentos e os inúmeros preceitos da lei judaica, pergunta a Jesus qual é o primeiro de todos os mandamentos?

A resposta de Jesus é clara, simples e retoma o “shema  Israel”, “Ouve Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo entendimento e com toda a tua força”

Deus é Amor! Amor total a Deus e a base de tudo E Jesus completa dizendo que o segundo mandamento é: “Amaras o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

O que é amar a Deus?

O Amor à Deus passa pela escuta da Palavra, pelo acolhimento das suas propostas e pela obediência ao seu projeto do seu Reino entre nós e para todos nós: eu, minha família, a Igreja, a comunidade, a sociedade!

O que é amar os irmãos?

Esse amor passa pelo  acolher-se, e aos outros todos, como dom de Deus. Passa pela solidariedade com todos, especialmente os sofredores. Passa pelo ser sal e luz no meio dos irmãos e irmãs. São Paulo, escrevendo a comunidade de Corinto, canta a beleza do Amor e conclui que eu posso fazer muita coisa, mas “se eu não tiver amor, nada serei!” (1cor 13).

Acompanhe a Reflexão do Frei Valdir Nunes.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X