A liturgia de hoje é do 30º Domingo do Tempo Comum que nos oferece o Evangelho de Mateus 22,34-40. No evangelho os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Os fariseus e os saduceus eram os dois principais grupos religiosos que havia em Israel. Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política, porque eram os representantes judeus diante das autoridades da época. Ambos tinham poder na sociedade naquela época.
Pois bem, os fariseus, incomodados com a atitude de Jesus por ter feito calar os saduceus, se reúnem em grupo e um deles pergunta a Jesus: qual é o maior mandamento da Lei? Já sabemos de memória a resposta de Jesus. O maior e o primeiro mandamento é: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo mandamento: amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Gostaria de partilhar com vocês duas breves reflexões sobre este evangelho. A primeira. Sabemos que entre os fariseus e os saduceus havia certas divergências. No entanto, vendo que Jesus fez calar os saduceus, os fariseus se sentiram ameaçados pela autoridade de Jesus, e consequentemente, se uniram para combatê-lo. A ameaça ao poder leva as pessoas, grupos, instituições, etc, a fazerem pactos, acordos, conluios para destruir aquele que pode parecer mais forte do que eles e que, supostamente fará com que o seu domínio e poder sobre os outros sejam ameaçados.
A segunda reflexão. Os fariseus se reuniram em grupo. Porém, somente um deles fez a pergunta a Jesus. Talvez tenham escolhido um representante do grupo para questionar a Jesus. No entanto, no Evangelho não diz se foi o responsável, ou o chefe do grupo dos fariseus. Simplesmente diz que um deles perguntou a Jesus. Notemos que a resposta de Jesus é direcionada a uma pessoa. Jesus responde: amaras e não amai. Usa o pronome pessoal tu e não vós. Portanto, queridos irmãos e irmãs, o evangelho nos diz que a nossa relação com Jesus é pessoal. Jesus se dirige pessoalmente a cada um de nós e, sendo assim, a nossa pergunta ou resposta tem que ser pessoal.
Vocês poderiam estar se perguntando: e os mandamentos que Jesus nos fala no evangelho?
Pois bem. Recordemos que o grupo dos fariseus estavam preocupados em perder a sua autoridade, ou seja, o poder sobre o povo que reconheciam em Jesus a maior autoridade. Eles não estavam interessados na Boa Nova de Jesus. Não estavam interessados no novo modo de se relacionar com Deus e com o próximo. Para os fariseus a Lei não podia ser interpretada ou questionada. Era o cumprimento da Lei pela Lei. E Jesus vem nos ensinar que acima da Lei está o Amor a Deus e ao próximo.
Carregamos em nosso coração a semente do Amor que Deus plantou. Portanto, abramos o nosso coração aos mandamentos que hoje recordamos ao ouvir o evangelho. Deixemo-nos transformar por este Amor que está acima de qualquer tipo de poder. Peçamos ao Senhor que o poder do Amor seja mais forte do que o amor ao poder. Que Nossa Senhora da Penha, a missionária por excelência, nos ajude a amar com o coração ardente e os pés a caminho, auxiliando-nos a ter os mesmos sentimentos de Cristo, amando a Deus Pai, com todo o nosso ser e ao próximo como a nós mesmo. Um abençoado domingo para todos na paz e na união.