Paz e Bem.
Hoje a comunidade de fé se reúne para refletir a Liturgia deste 21º Domingo do Tempo Comum. “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus”. “Chave” é a palavra que vai ajudar uma melhor compreensão da narrativa do Evangelho de Mateus 16,13-20. Jesus, ao perguntar sobre como Ele está sendo reconhecido, não se trata de uma “pesquisa”, mas Ele começa a deixar claro sua missão. “E vós, quem dizeis que eu sou?”, é a pergunta que o Senhor faz hoje aos seus seguidores, discípulos de todos os tempos.
A primeira Leitura (Isaías 22,19-23) fala do administrador do palácio, Sobna, que tem a responsabilidade dos bens do palácio e do acesso ao rei, no entanto, ao administrar mal, é tirado dele o ‘poder’, as ‘chaves’.
Na Segunda Leitura (Romanos 11,33-36) São Paulo mostra como Deus tem um projeto de amor para cada um de nós. Deus é incompreensível, não conseguimos esgotar o conhecimento de Deus. “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!”
Confira a reflexão do Frei Alessandro Dias.