Paz e Bem!
Iniciamos o mês de março com o 1º Domingo da Quaresma, tempo em que somos chamados a caminhar com o Senhor no deserto, enfrentar as dificuldades, cultivar ainda mais a intimidade com Ele e vencer os desafios da vida.
No Evangelho (Mateus 4,1-11), vamos ver as provações que o Filho de Deus enfrentou ao ser tentado pelo diabo. Satanás oferece ao Senhor o poder, a fama e a ambição. Na aritmética teológica da época, que consistia em atribuir valor simbólico e teológico aos números, o número 3 designava a constituição do ser humano (espírito – alma – corpo). A tríplice tentação significava que Jesus, enquanto ser humano, seria submetido a contínuas provações, pelas quais teria chance de dar provas de sua absoluta fidelidade a Deus. De fato, até os instantes finais de sua caminhada neste mundo, Jesus foi tentado, no entanto, permaneceu fiel ao projeto do Pai.
Jesus mostra que assim como Ele venceu todas as dificuldades, todas as tentações, nós também somos capazes de vencer todas as tentações. As tentações dos nossos dias que nos impedem de viver uma vida caminhando rumo à Salvação. Em Cristo, somos chamados a vencer todas as tentações.
Confira a reflexão completa do Frei Pedro de Oliveira.