Paz e Bem.

Na tarde desta terça-feira (08), a fraternidade franciscana do Convento, a Ordem Franciscana Secular e os fiéis, iniciaram o primeiro dia do Tríduo preparatório para a Festa de Santa Clara de Assis. O primeiro dia refletiu o tema: “Pobres como Jesus e Maria” e foi conduzido pelo Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento.

Nos seus poucos escritos, bem menos numerosos que os de São Francisco, Santa Clara fala muitas vezes sobre a Pobreza. “E como fui solícita com minhas Irmãs na observância da santa pobreza que ao Senhor Deus e ao bem-aventurado Francisco prometemos guardar, assim sejam obrigadas as abadessas que me sucederem no cargo e todas as Irmãs a observá-la inviolavelmente até o fim: isto é, a não aceitar nem ter posse ou propriedade nem por si nem, nem por pessoa intermediária, e nem coisa alguma que possa com razão ser chamada de propriedade… (RSC 6,10-13)”

Como gesto concreto do tríduo, a fraternidade propôs doação de roupas e objetos. Veja se você não está acumulando muitas coisas que nem usa: roupas, objetos e de que outros estão precisando. Veja se você não se apropriou de lugares, trabalhos, posições, pessoas de que não larga há muito tempo, e que tiraram ou diminuíram sua liberdade (e a dos outros). Abra espaço para Deus em sua interioridade livrando-se de tudo que nem você nem seus irmãos e irmãs estão precisando agora.


Nesta quarta-feira (09/08) o segundo dia do Tríduo de Santa Clara e a Santa Missa da Saúde acontecem no Campinho, a partir das 14h30.

X