Paz e Bem!
Iniciamos hoje, dia 25 de setembro, a Novena em preparação para a Festa de São Francisco de Assis, o Pai dos Pobres, amante da natureza, patrono da ecologia. Ao longo dos próximos 9 dias vamos meditar, rezar e viver o exemplo do Pobrezinho de Assis, com generosidade, fraternidade e paz.
A cada dia também faremos um gesto concreto. Ao final da oração, receberemos a bênção franciscana.
Você também pode apresentar ao Senhor a sua prece, pedido, súplica, pela intercessão do nosso santo padroeiro.
Francisco nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1182, vindo de família rica, ele percebeu que a natureza, a pobreza, a simplicidade, o encantavam. Daí sua opção pelos pobres, marginalizados e frágeis. Entregou-se totalmente ao serviço do Evangelho, despojando-se de bens e riquezas. São Francisco é modelo de inspiração para todos nós.
Hoje, primeiro dia da Novena, o gesto concreto é: separar o lixo da sua casa, isso mesmo, separar o lixo seco do lixo úmido.
Rezemos!
Assim nos alerta o Papa Francisco:
Estamos espremendo os bens do planeta. Espremendo-os, como se fosse uma laranja.
Países e empresas do Norte enriqueceram explorando dons naturais do Sul, gerando uma “dívida ecológica”. Quem pagará essa dívida?
Além disso, a “dívida ecológica” é ampliada quando multinacionais fazem fora de seus países o que elas não têm permissão para fazer nos seus. É ultrajante.
Hoje, não amanhã, hoje, temos que cuidar da Criação com responsabilidade.
Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.
Não ao saque, sim à partilha. (Papa Francisco)