Paz e Bem!
Com muita alegria, na noite desta quinta-feira (06), a comunidade paroquial do Rosário se reuniu para celebrar o Tríduo, em preparação à Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Paróquia do Centro e de todo o município de Vila Velha. A Missa foi presidida pelo Frei José Clemente Müller e concelebrada pelo pároco, Frei Vanderlei Neves.
Este ano a Festa da Padroeira tem como tema: Maria nos tempos difíceis. A Mãe de Deus e nossa, cuida e se compadece de seus filhos e filhas! E nós que buscamos constância e força na fé, nos unimos à Ela, que é cheia de graça para também aprendermos a acolher e viver os desígnios de Deus, mesmo na adversidade!
No 1º dia do nosso Tríduo, os fiéis refletiram três momentos na vida da Virgem Maria: A Gruta de Belém, A Fuga para o Egito e A Vida em Terra Estranha.
Logo no início da celebração, os devotos acolheram a Imagem da Padroeira, que nos últimos dias saiu de sua comunidade e visitou as outras nove comunidades da Paróquia.
Sua visita proporcionou, muita alegria e valorosos momentos de oração, partilha e união; preparando-nos para vivermos mais intensamente a partir de hoje este Tríduo e, no domingo, a sua Solenidade! Hoje aqui, diante da nossa Igreja Matriz, todos nós, que somos Paróquia Nossa Senhora do Rosário, queremos depositar nossas intenções e esperanças na poderosa intercessão, que a Virgem do Rosário tem, junto ao seu Filho Jesus! É com esta confiança, que vamos nos voltar para o fundo da praça para acolher a Imagem da nossa Padroeira, que vem até nós; trazida pelas nossas 10 comunidades! … Cantemos alegres acolhendo a Imagem da Padroeira da nossa Paróquia e do Município de Vila Velha!, exortou o Pároco.
A Imagem foi levada por dez pessoas representando cada uma das comunidades, enquanto se entoava o hino à Nossa Senhora do Rosário: “Ó Mãe, Virgem do Rosário, aceitai o amor destes teus filhos. Louvar, te querer na terra e sempre cantar teu nome nos céus”. Após a entronização da Imagem, Frei Vanderlei convidou os fiéis: “Unidos às alegrias, angústias e sofrimentos da Virgem do Rosário, peçamos sua intercessão para que possamos seguir, rumo à Pátria definitiva, construindo o reino de Amor, Justiça e Paz, que Jesus nos trouxe!” e todos rezaram a oração que receberam no início da celebração e que foi escrita por Frei Clarêncio Neotti.
Virgem do Rosário, Mãe de Deus e Mãe Nossa, / Senhora da Vitória, / modelo de humilde fidelidade, / Convosco queremos dizer SIM / à vontade do Pai. Convosco queremos exultar em Jesus / nascido de vós e do Espírito Santo, / para ser nosso salvador. Convosco queremos consagrar a Deus, / todos os dias de nossa vida terrena. Convosco queremos acompanhar / Jesus no caminho do Calvário, / carregando a nossa cruz, / morrendo com Ele, / para com Ele ressuscitar. Convosco queremos contemplar Jesus Glorioso / que vos coroou Rainha do céu e da terra e / abriu as portas do paraíso. Convosco queremos receber o Espírito Santo / para que o Reino de Amor, Justiça e Paz / seja também / o vosso reino e nossa paz / Amém!
A homilia feita por Frei Clemente refletiu sobre os momentos de dor que Maria passou sozinha, a significância disso no seu tempo e nos dias de hoje. Assim como o filho de Deus não teve uma caminha quente para morrer, um teto e nem um hospital para dar o último respiro, e sim a morte de cruz, entre o céu e a terra. Maria era uma imigrante que teve que caminhar por uma semana. Passou a desolação e a vergonha e sofrimento de bater de casa em casa sem conseguir nada.
“Jesus foi um homem nem de direita, nem de esquerda. Veio para ajudar quem precisava, e isso é o evangelho. Não podemos dormir e acordar do mesmo jeito com a frase: derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou, de bens saciou os famintos. O governo é de todos, a terra é de todos, o direito é de todos. O tríduo de Nossa Senhora serve para resgatar o valor que toda a sociedade tem e deve ter. Não vai existir a fé, se não existir o amor. Amor que Maria deu por completo quando disse: ‘eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra’.”
Ao final da Missa, o ECC e a Pastoral Familiar prepararam um momento devocional de homenagem a Nossa Senhora do Rosário com a entrada de um casal e seu filho, representando a Sagrada Família de Nazaré.
Encerrado o primeiro dia, os presentes puderam se deliciar com o cardápio do dia que foi de cachorro quente e caldos! Participe hoje do segundo dia às 19 horas, na Prainha!
Confira mais fotos clicando aqui.
Fonte: paroquiadorosario.com