19 de março: Solenidade de São José

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Igreja celebra na próxima segunda-feira, dia 19 de março, a Solenidade de São José, Esposo da Santíssima Virgem Maria e Pai Adotivo de Jesus. São José é o Patrono da Igreja, escolhido por Deus para ser o melhor modelo de pai e protetor da família. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

Na Igreja, José recebeu o título de “homem justo”. A palavra “justo” recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arrogou para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Esperou a chamada do Senhor e em silêncio respeitou o mistério, deixando-se orientar pelo Altíssimo. Quando recebeu a tarefa, cumpriu-a com dócil responsabilidade: escutou solícito o anjo, quando se tratou de tomar como esposa a Virgem de Nazaré, na fuga para o Egito e no regresso para Israel. Com poucos mas significativos traços, os evangelistas o descreveram como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerceu a autoridade familiar numa constante atitude de serviço.

São José, rogai por nós!

Oh glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-nos, São José!

No Convento da Penha, haverão Celebrações Eucarísticas em memória de São José, às 06h – 07h – 09:30h e 15h. Participe!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X