• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • #SNF2025: ECC reza pedindo saúde para famílias no Convento

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

14/08/2025

#SNF2025: ECC reza pedindo saúde para famílias no Convento

Compartilhar:

Paz e Bem.

A tradicional Missa da Saúde, celebrada toda quarta-feira no Campinho do Convento da Penha, desta quarta-feira (13) teve como intenção principal a oração pela saúde das famílias, especialmente aquelas que enfrentam no dia a dia o desafio de enfermidades dentro de casa. A Igreja no Brasil, durante todo o mês de agosto, reza pelas vocações e, do Dia dos Pais até o domingo da Assunção de Maria, volta sua atenção para a vocação berço de todas: a família.

Centenas de fiéis participaram da celebração que foi presidida pelo Vigário do Convento, o Frei Paulo César Ferreira. A Pastoral Familiar Arquidiocesana, como tem feito ao longo da semana, também participou, proclamando a leitura e preces da Liturgia. As famílias representaram o ECC (Encontro de Casais com Cristo) e os outros movimentos que fazem parte da pastoral.

“Saúdo as famílias da nossa Arquidiocese e como estamos na semana de oração pelas famílias, para nós é uma alegria acolher a todos aqui, neste ano jubilar, ‘Peregrinos de Esperança’, contamos com as famílias para que despertem no lar, nas crianças, nos filhos, essa esperança que devem levar ao mundo todo. Os jovens cheios de esperança é motivo que entusiasma e alegra toda sociedade. Rezamos pelas famílias para que seus filhos cresçam na fé, na caridade, na esperança, como testemunhas e discípulos de Jesus, missionários de esperança”, enfatizou Frei Paulo César.

O ECC é um serviço que promove o engajamento das famílias nas comunidades, especialmente nas pastorais. “Ao participar do ECC, sentimo-nos motivamos a participar da comunidade, dos serviços da comunidade, aflora o desejo de nos aprimoramos na Igreja, em tudo aquilo que fazemos na comunidade. O Encontro é muito rico, é uma bênção”, disse Adailson Carvalho, representando o movimento.

“Deus quer então um povo construtor, isso olha, quem tem ouvidos ouça, Deus quer um povo construtor de uma história e sociedade novas, novas, comprometidas com a liberdade e a vida. E ponto final, e qual o segredo de Moisés? O profeta por excelência, ele viveu, em profunda intimidade com Deus, ele se retirava a sós com Deus, a ponto de seu rosto iluminar a todo, exibir assim uma luz irradiante, ele até por vezes tinha que cobrir o rosto, cobrir o seu próprio rosto. Então, e nessa intimidade com Deus, Moisés foi se tornando, se trabalhando no sentido de ser mais obediente, parceiro de fato, colaborador de Deus”, disse Frei Paulo na reflexão.

Ele ainda refletiu sobre a importância da correção fraterna, onde é importante aprender a ouvir. “O evangelho de hoje, Mateus capítulo 18. Todos sonhamos com dias melhores, antes da gente conseguir a terra prometida, a terra ideal, uma sociedade sonhada por todos e que Deus de fato quer para todos, precisamos conquistar a amizade, a fraternidade entre nós. Isso é como uma gestação. Se nos tornarmos cada vez mais amigos, próximos, companheiros, colaboradores de Deus, vamos conquistando, vamos conquistando, construindo essa sociedade sonhada por todos, para a gente então ganhar força, entusiasmo, coragem, perseverança. Por isso, a correção fraterna é indispensável, é necessária. Então, trabalharmos no sentido de termos essa capacidade de ouvir, para a gente também poder falar, compartilhar as experiências, crescer juntos, nos fortalecendo cada vez mais. Visando então a corresponsabilidade, evidentemente. O crente inteligente quer ser cada vez melhor, mais coerente, menos egoísta, mais solidário, mais fraterno. Todos precisamos. Perfeição, perfeito mesmo, só Deus, nosso Senhor. Apesar de que é possível nós chegarmos lá, passo a passo, no auxílio mútuo, e também a correção fraterna vai nos ajudar nesse sentido” concluiu.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. A manhã desta quinta-feira, 25 de dezembro, foi marcada por fé, alegria e profunda contemplação durante a Solenidade do Natal do Senhor. Às 9 horas foi celebrada

Paz e Bem. “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que

Paz e Bem. Para celebrar o Natal do Senhor e o fim do ano de 2025, o Convento da Penha vai realizar uma programação especial. O objetivo de possibilitar aos

Paz e Bem. A tradicional Missa da Saúde, celebrada no Campinho do Convento da Penha, em clima de oração e preparação para o Natal do Senhor, contou com muitos fiéis,