• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Lavradores rezam pela chuva na 109ª edição da Romaria ao Convento

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

22/07/2024

Lavradores rezam pela chuva na 109ª edição da Romaria ao Convento

Compartilhar:

Paz e Bem.

Devotos do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora da Penha realizaram mais uma edição da tradicional Romaria dos Lavradores ao Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo, na manhã do último domingo (21). A peregrinação acontece há 109 anos e faz parte da festa do padroeiro da Paróquia de Novo Horizonte, Cariacica.

Na história, a primeira Romaria aconteceu em 1915, quando a cidade de Cariacica sofria com uma grande seca que causou até a seca do Rio Formate, fazendo com que os agricultores, pedissem a intercessão da Mãe da Penha. De acordo com a tradição, antes mesmo de chegarem em casa, os lavradores foram surpreendidos pela chuva abundante enquanto retornavam da romaria.

Por volta das oito da manhã houve a concentração e início da caminhada com a Imagem do Bom Jesus saindo da Prainha até o Campinho do Convento. Na chegada, as preces e orações pelo trabalho das mãos que cultivam o alimento que chega à mesa de todos. A Imagem foi levada até o Altar para início da Santa Missa que foi presidida pelo pároco, Padre Ivanir Teodoro Martins, com presença dos frades do Convento.

“Juntamente com todos os romeiros e devotos do Bom Jesus, viemos agradecer pelo dom da chuva, pois há 109 anos essa romaria vem acontecendo. Em 1915, a Romaria pediu à Nossa Senhora da Penha, através dos agricultores, lavradores, moradores da região, porque naquela região estava uma grande seca, em torno do Rio Formate e graças a Deus eles pediram, depois vieram agradecer à Mãe, porque imediatamente veio a chuva, após um período de estiagem. Graças a Deus, Nossa Senhora deu este dom, essa chuva para os agricultores e agricultoras”, disse o Padre.

Na homilia, Padre Ivanir destacou que o sentimento é de gratidão, pelos inúmeros dons e bênçãos alcançadas por intermédio de Nossa Senhora da Penha. “Os devotos do Senhor Bom Jesus, viemos para agradecer. Somos eternamente gratos a Deus e a Nossa Senhora por tantos dons, bênçãos, vida, alegria, esperança, que ela tem nos concedido, por isso é motivo de alegria estarmos aqui na Casa da Mãe para agradecer…”

No Ofertório, um momento que marca a romaria. Lavradores e produtores rurais levaram alimentos, frutos do trabalho da agricultura familiar, como oferta ao Pai.

Veja a reportagem completa abaixo:


NOTÍCIAS

Paz e Bem. Na tarde desta segunda-feira (9), com alegria a nova fraternidade do Convento da Penha participou da Missa das 15h30, na Capela. Os freis se reuniram para uma

Paz e Bem. A Missa da Saúde celebrada na tarde de quarta-feira, 4 de fevereiro, no Campinho do Convento da Penha, reuniu fiéis para um momento de oração, escuta da

Paz e Bem. Viva São Brás! Ao longo desta terça-feira (3), em todas as Missas, centenas de fiéis subiram ao Convento da Penha e receberam a “Bênção de São Brás”

Paz e Bem. A celebração da tarde desta segunda-feira (2), Festa da Apresentação do Senhor, marcou também a apresentação do Frei David Belineli, que agora faz parte da fraternidade franciscana