12º Domingo do Tempo Comum: a coragem não é a ausência de medo, mas a superação do medo

Compartilhe:

Paz e Bem.

“Não tenhais medo!” Por três vezes no Evangelho deste 12º Domingo do Tempo Comum (Mt 10,26-33), Jesus diz para não ter medo, ou seja, superar o medo. É preciso superar os medos com coragem e compreensão de que Deus ama e cuida de cada um como Pai. “Precisamos viver como filhos e filhas de Deus, e ao invés de agirmos pelo medo, temos que agir pelo amor. Quando temos amor no coração, quando temos a consciência de que somos amados por Deus, o medo vai se dissipando. A coragem não significa a ausência de medo, mas é a superação do medo”, lembra Frei Alessandro Dias.

A Primeira Leitura (Jr 20,10-13) mostra como o profeta denunciou as injustiças que estavam acontecendo em sua época, no entanto, ao exercer sua missão confiada por Deus, ele sofre perseguições, incompreensão das pessoas, armadilhas… Mesmo assim, ele se mantém fiel. “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.

Já a Segunda Leitura (Rm 5,12-15) fala que por um só homem, Adão, o pecado entrou no mundo, mas “o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos”

Confira a reflexão do Frei Alessandro Dias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X