6º Dia da Novena | Festa de São Francisco de Assis 2021

Compartilhe:

Paz e Bem!

No sexto dia da nossa novena ouvimos como São Francisco cultivava coração agradecido mesmo em situações de privação e dificuldade. A confiança no cuidado que Deus tem para com suas criaturas enche nosso coração de alegria. Por isso, a partir de hoje podemos recobrar o propósito de viver a gratidão em todos os momentos da nossa vida, seja na abundância, seja na carestia. Além disso, que possa viver a generosidade e o cuidado com os que necessitam do pão de cada dia.


Sexto dia: Gratidão e solidariedade

Oração inicial para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Vida do Santo (cf. I Fioretti, 13)

São Francisco, para conformar-se em todas as coisas perfeitamente a Cristo que mandou seus discípulos dois a dois a todas as cidades e lugares onde ele devia ir, tendo reunido doze companheiros mandou-os por todo o mundo a pregar dois a dois. E para lhes dar exemplo de verdadeira obediência, ele primeiro começou a fazer, antes de ensinar, pegando Frei Masseo como companheiro, tomou o caminho da França. E chegando a uma vila muito esfomeados, foram mendigando pão por amor de Deus. Mas como São Francisco era homem pequeno e muito desprezado de corpo, e por isso era tido como um vil pobrezinho por quem não o conhecia, não conseguiu mais do que alguns bocados e pedacinhos de pão seco; mas Frei Masseo, como era homem grande e bonito de corpo, recebeu pedaços grandes e muitos, e um pão inteiro.

Depois de terem pedido, recolheram-se juntos fora da vila para comer em um lugar onde havia uma bela fonte, que tinha ao lado uma pedra larga, sobre a qual cada um colocou todas as esmolas que tinha conseguido. E vendo São Francisco que os pedaços de pão de Frei Masseo eram mais numerosos, mais bonitos e maiores do que os seus, teve uma alegria muito grande e disse assim: “Ó Frei Masseo, nós não somos dignos de um tesouro tão grande”. Frei Masseo respondeu: “Pai, como se pode falar em tesouro onde há tanta pobreza e falta das coisas que são necessárias? Aqui não há toalha, nem faca, nem talheres, nem tigelas, nem casa, nem mesa. Disse São Francisco: “É isso que eu acho que é um grande tesouro, onde não há coisa alguma preparada por mão humana; mas o que há foi preparado pela providência divina, como se vê manifestamente no pão esmolado, na mesa de uma pedra tão bonita, e na fonte tão clara. E eu quero que o tesouro da santa pobreza faça-nos amar com todo o coração”.

Oração de São Francisco: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz. 

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X