Paz e Bem.
O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias e comunidades. Surgiu diante da necessidade de trazer os homens para a Igreja, nele são meditados os mistérios da vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Há exatamente uma década, homens devotos de Nossa Senhora da Penha participam da reza do terço aos pés do Convento da Penha, como no último sábado (27). Milhares de pessoas celebraram as alegrias de Maria Santíssima no histórico 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo.
O evento teve início bem cedo, às 8h30 com a chegada da Imagem da Padroeira dos capixabas à Igreja do Rosário, na Prainha, o templo católico é o mais antigo em atividade no país. Lá os romeiros participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Maurício, diretor espiritual do terço da Diocese de Colatina. O sacerdote refletiu, diante de Jesus Eucarístico, a importância da oração dos homens pelo fim da guerra, pelo apelo de paz, contra qualquer tipo de exclusão e de violência. Pediu que os homens rezassem também para que mais pessoas pudessem aderir ao movimento.
Na sequência, a Imagem da Padroeira continuou na Igrejinha até às 11h30. Oportunidade perfeita para que os filhos amados se aproximassem dela para uma conversa mais íntima, mais especial. Depois, os devotos se concentraram no Parque da Prainha, que foi o ponto de início da procissão. Uma equipe de acolhida saudou os homens que iam chegando.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também esteve presente. Ele destacou as ações da prefeitura no trabalho de acolher os turistas, especialmente os devotos de Nossa Senhora da Penha, que vêm de várias partes do estado e até de outros estados. Além dele, o Deputado Estadual João Coser, que também é tercista e devoto de Nossa Senhora, também participou das orações.
Antes da subida com a Imagem, todo mundo queria ficar ali pertinho da Mãe. Para uma prece, uma foto, uma saudação ou só para agradecer mesmo… Não importa! O que se viu e sentiu foi a presença de um povo fiel, devoto, disposto a expressar seu amor pela Santíssima Virgem Maria. As tantas homenagens, cânticos e o sorteio da Imagem peregrina, já indicavam que o encontro seria mesmo inesquecível.
Muitos ônibus trouxeram fiéis de outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e até de São Paulo, além de incontáveis tercistas do interior do Espírito Santo. Ao todo, mais de 45 ônibus passaram pelo sítio histórico da Prainha.
A subida com a Imagem de Nossa Senhora da Penha foi conduzida pelo diretor espiritual do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória, o Padre Adenilson Schmidt. Ele foi o responsável por animar os caminhantes, que cantavam, rezavam e carregavam nas mãos uma arma: o Santo Terço. Arma de todo cristão católico, contra a guerra, contra a violência, contra o pecado.
Durante cerca de 40 minutos, a ladeira de automóveis ficou tomada de pessoas. As vans do Convento pararam e a procissão foi tomando forma, tomando conta do visual encantador – e revigorante -, da mata atlântica que circunda o Santuário da Penha, formando um ‘Santuário da Natureza’.
No início da tarde, a oração do terço, conduzida pelo Padre Renato Criste, foi transmitida pela TV Pai Eterno para todo o Brasil. O primeiro mistério foi rezado pelos homens da Diocese de São Mateus, no norte capixaba. A Diocese de Colatina, região noroeste, foi responsável pelo segundo mistério. Depois, o terceiro mistério ficou por conta da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O quarto mistério foi rezado pela anfitriã, a Arquidiocese de Vitória. Por fim, o último mistério ficou com os tercistas de outros estados.
A Santa Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa e contou com a presença de padres de outras dioceses. A Rede SIM de televisão transmitiu todo o encontro para os 78 municípios do Espírito Santo. Já no domingo, a Rede Vida exibiu a oração do terço também para todo o país.
Na homilia, Dom Luiz Fernando destacou que o movimento do terço dos homens é uma bênção para a Igreja e para o mundo. “O Terço dos Homens é uma bênção para a nossa Igreja. Deu protagonismo aos homens. Nós víamos e vemos ainda nossas comunidades repletas de mulheres que assumem serviços, ministérios, mas, agora os homens assumem o seu protagonismo na Igreja. O Terço dos Homens alegrou e enriqueceu as famílias com a dádiva da oração a Maria. O terço que nós rezamos é a contemplação da vida de Jesus”.
Disse também que ao rezar o terço, os homens compreendem 3 dimensões. “O terço que rezamos à Nossa Senhora, tem a dimensão mariológica porque fala o tempo todo de Maria, são muitas Ave Marias que se reza no terço e depois ele termina com uma Salve Rainha. A dimensão cristológica, porque todos os mistérios, quando falamos dos mistérios, trazemos a vida de Jesus, desde a sua concepção até a morte e ressurreição. E ele é eclesiológico porque nos mistérios também rezamos o pentecostes, a vinda do Espírito Santo, que é justamente o nascimento da Igreja e a continuidade da missão de Jesus cabe a nós. Nós somos continuadores da missão de Jesus. Então, ao rezarmos o terço, Maria nos apresenta Jesus e como ela fez nas Bodas de Caná, ela nos convida: façam tudo o que Ele vos disser”, disse o Bispo.
Ao final da Celebração, houve a entrega da Imagem Peregrina à Paróquia sorteada; e as considerações finais do Coordenador Estadual do Terço dos Homens e Secretário Geral do Terço dos Homens no Brasil, Glayson Lozer. “Nós caminhamos com um pedacinho do manto de Nossa Senhora em nossos corpos. Nós possamos levar esta santidade adiante, de norte a sul. Nosso muito obrigado a todos que estiveram conosco, levem para casa, levem no coração esse sentido missionário do terço dos homens, essa missão que é ir para buscar as almas e trazer para o seio da Igreja através do homem que reza o terço.
Glayson ainda falou um pouco sobre o tema do encontro. “Vocações para a Igreja” e lema “Vocação acertada, vida feliz”, em alusão ao 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil e também em consonância com a Festa da Penha deste ano. “Hoje, muitos homens diante de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, e refletimos vocações para a Igreja. Nos remete a Santo Afonso Maria de Ligório. Façamos do Terço dos Homens um sinal de santidade, como nos lembra a Carta aos Romanos, que sem santidade ninguém pode agradar a Deus e sem fé ninguém vê a Deus. A missão suprema da Igreja é a salvação das almas, que possamos fazer deste último cânon do Código de Direito Canônico”, disse.
O 11º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo já tem data para acontecer. Será no dia 25 de maio de 2024.
O Terço dos Homens
“Resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.”
Esta é a missão do Terço dos Homens, movimento pelo qual os homens se reúnem para rezar o Santo Terço em paróquias e comunidades, em sintonia com os apelos e intenções da Igreja.
O Terço dos Homens começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou os homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, o movimento espalhou-se pelo Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua em crescente expansão em todo o Brasil e pelo mundo.