🐄 Tem vaquinha no Convento!!!
Paz e Bem.
O principal ponto turístico do Espírito Santo, o Convento da Penha, recebeu também uma vaquinha da CowParade Brasil e ela já está fazendo maior sucesso no Campinho! O propósito desse movimento mundial é democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas selecionados usam uma escultura de vaca em fibra de vidro e tamanho natural como suporte, espalhando os modelos pelas cidades, transformando ruas e praças em espaço de exposição acessível a todos. Assim, além de divulgar o turismo e também a devoção do povo, as vaquinhas levam alegria.
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte. Ao visitar o país europeu, o americano Jerry Elbaum ficou fascinado pelo impacto das obras de arte em espaços públicos e comprou os direitos das esculturas de Knapp, fundando a CowParade Holding Inc. Desde então, as esculturas de vacas ganharam o mundo. Em mais de 100 edições, feitas em 33 países, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras expostas pelas ruas.
Na noite da última quinta-feira (14), o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha em Vila Velha, foi palco do coquetel de lançamento da 14ª edição da CowParade Brasil – maior evento de arte a céu aberto do mundo –, que desembarcou no Espírito Santo e invadiu as ruas de Vila Velha com arte, cultura e entretenimento para públicos de todas as idades.
De 15 de setembro até o dia 15 de outubro, 22 vacas customizadas por artistas de Vila Velha ficarão expostas em diferentes ruas, praças e pontos turísticos da cidade, de Ponta da Fruta à Praia da Costa. Já as demais peças serão em Vitória. A vaquinha do Convento, pelo olhar da @van.mageski ilustra o “Frade e a Freira”, a “Pedra Azul”, a Terceira Ponte, o Farol de Santa Luzia, a “Cruz do Papa” (da Praça do Papa) e até os caranguejos tão típicos da culinária do Espírito Santo.
Diversidade de estilos e técnicas
“Esta grande mostra artística colocou Vila Velha no circuito internacional, já que a CowParade acontece em países do mundo inteiro, com o propósito de democratizar a arte por meio da inclusão cultural e da aproximação com o público. As obras estão incríveis e fiquei realmente surpreso com a diversidade de estilos e técnicas empregadas. Posso afirmar que a cultura canela-verde está muito bem representada nesta edição do CowParade”, avaliou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O Comitê Julgador da CowParade Brasil 2023 é formado por especialistas em arte e folclore capixaba, que avaliaram um total de 396 projetos inscritos. Destes, 55 foram selecionados para representar não só a classe artística de Vila Velha, mas também de Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari e Venda Nova do Imigrante. Entre os artistas representantes da cultura canela-verde, os de maior destaque são: Ângela Gomes, Kleber Galvêas, Alê Gabeira, Bianca Romano, Hiago Silva, Mônica Debbané, Ivan Coelho, Denílson Coelho, Júlio Tigre, Raí Bolzan, Anderson Chique, Mosca e Niko.
De acordo com os organizadores da exposição, o motivo de todas as peças serem customizadas em moldes com formato de vaca, a explicação é que o projeto nasceu na Suíça, onde a vaca é o animal símbolo do país, que produz leite de alta qualidade, inúmeros tipos de queijos e chocolates.
Com realização da Toptrends, a CowParade capixaba conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Vila Velha, patrocínio da Shell.