Notícias

Vila Velha será sede do III Encontro Nacional Franciscano de Juventudes

Paz e Bem!

O município de Vila Velha foi escolhido para sediar o III Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, que será realizado de 19 a 22 de julho de 2018. Promovido pelo SIFEM – Serviço Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão, da Conferência dos Frades Menores do Brasil, o encontro tem os seguintes objetivos:

  • Fortalecer a presença da OFM entre os jovens;
  • Sensibilizar a juventude para a mística franciscana;
  • Promover o discipulado missionário da juventude;
  • Possibilitar o intercâmbio entre as juventudes em âmbito de Brasil.

O tema escolhido para o encontro é: “…E o desânimo se converteu em ardor. Permanece conosco, Senhor!” (Lc 24, 29). Segundo os organizadores, o diferencial deste encontro é o forte sentido missionário, por isso a escolha o tema é inspirado no encontro de Cristo Ressuscitado com os Discípulos de Emaús. Este ano, a escolha também é um dos destaques do Encontro, já que Vila Velha é conhecida nacionalmente, principalmente por conta da Festa da Penha (a 3ª maior festa Mariana do Brasil) e por possuir um dos maiores monumentos religiosos do ES e até mesmo do Brasil, recebendo diariamente milhares de visitantes de várias partes do mundo. O Convento da Penha será um dos principais cenários de Celebrações e atividades do Encontro.

O logotipo foi elaborado por Frei Leandro Costa, da fraternidade do Divino Espírito Santo, em Vila Velha. As cores e elementos remetem à espiritualidade franciscana e ao Estado do Espírito Santo. O tau envolve todos os elementos do logotipo. Jesus e os discípulos de Emaús aparecem no centro. Em cada um deles, um coração. No centro Jesus, com o coração maior. Logo abaixo aparece o Convento da Penha, maior símbolo religioso capixaba, fundado em 1568. Também estão registradas as palmeiras, que compõe a paisagem do Convento. Ao lado, a igreja do Rosário, a matriz, que sediará o encontro. Ela foi fundada em 1551 e é a igreja mais antiga do Brasil em funcionamento.

As cores rosa, azul, verde e laranja fazem alusão ao Espírito Santo. O rosa aparece na bandeira do Estado e também remete ao céu capixaba ao entardecer, assim como o laranja. A cidade de Vila Velha é cercada pelo litoral, representado no logotipo em azul e verde.

O II Encontro aconteceu em 2015 e reuniu 500 participantes na cidade de Anápolis, em Goiás. Para o III Encontro, são esperados mais de 700 participantes, entre delegados e equipe de trabalho.

Informações: franciscanos.org.br

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2018› » 

Saiba mais

Facebook