Notícias NOTÍCIAS DA FESTA

Terço Gigante: Uma tradição de mais de duas décadas

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

O “Terço Gigante” é uma tradição que começou há 21 anos e é uma marca da Festa da Penha. Idealizado pelo médico Osmar Sales, que conta com a ajuda de amigos, familiares e voluntários, um verdadeiro time que pensa em cada detalhe, desde a concepção da ideia até a elaboração de cada peça. A confecção da obra de arte que é emoldurada pelas famosas palmeiras do Campinho, começa no fim de cada ano, ou seja, em dezembro, já surgem as dezenas de ideias e a partir de janeiro, as casas dos envolvidos, se tornam “ateliês”.

De acordo com o médico, o primeiro “Terço Gigante” foi montado por ele em 1998, na ousada tentativa criar um terço semelhante ao grande terço da Missa celebrada pelo então Papa João Paulo II, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1997. Então, ao confeccionar, o terço ficou muito pesado e não subia com balões de gás hélio e neste ano, ele foi carregado pelas devotas durante a Romaria das Mulheres daquele ano e em seguida, com permissão de um Frei do Convento ele pendurou nas palmeiras. Já em 1998, com muitas ideias, Osmar decidiu novamente fazer o terço… Até hoje, são duas décadas de história.

A ideia é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica, uma espécie de “catequese”. Este ano, por exemplo, na medalha do terço estará colocada uma medalha grande com a logomarca oficial da festa. Desta forma, além de criar comunhão, possibilita uma identidade visual única, ou seja, o terço em consonância com o tema da festa. Outro destaque é o uso das cores do manto de Nossa Senhora (branco, rosa e azul), que a equipe pensou em cada detalhe.

Dr. Osmar conta com uma artesã, a Iris Brunelli,  responsável pelos detalhes finais da peça; com o marceneiro Sinésio, que verifica a montagem e elaboração das estrutura em madeiras, além do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que viabiliza a colocação do terço e faz toda a conferência para garantir segurança aos visitantes. E não para por aí, a equipe ainda é formada por eletricistas, demais voluntários e claro com a família, a esposa Célia e os dois filhos.

Neste ano, os principais materiais que estão sendo utilizados na confecção são bolas de isopor, folhas de E.V.A, bolinhas de plástico (pérolas), alfinetes, papéis laminados, alumínio, madeira e canos de PVC. O médico revelou com exclusividade, para o site do Convento, que alguns materiais são reutilizados e que muitas peças que foram de anos anteriores, estão sendo remodeladas, feitas novas pinturas e etc.

Para o Dr. Osmar, que realiza partos, a cada terço confeccionado e colocado entre as palmeiras, “é um filho que ele tem”. Ele disse sentir uma força o impulsionando a fazer todos os anos, contando com a intercessão de Nossa Senhora da Penha.

Ele faz por pura devoção, não cobra nem conta com financiadores. Muitos voluntários doam materiais ou mesmo tempo e mão de obra.

Assista a reportagem especial

O Terço Gigante é colocado entre as palmeiras do Campinho, sempre no Sábado Santo, pela manhã. Este ano, será no próximo dia 20/04, às 9h.

Faltam

para a Festa da Penha 2019

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Saiba mais

Facebook