Notícias

Terço dos Homens no colo da Mãe da Penha

Terço dos Homens

02
O movimento devocional Terço dos Homens vem crescendo no país e, no sábado à tarde, dia 21 de maio, chegou ao Convento da Penha, na Casa da Mãe de Deus, Santuário da graça e do perdão em Vila Velha, no Espírito Santo. Cerca de dois mil homens participaram do 3º Encontro Estadual do Terço dos Homens, que reuniu quatros dioceses: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Arquidiocese de Vitória.

01

Foi uma tarde devocional que terminou com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Rubens Sevilha, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. “Hoje, o coração de Nossa Senhora está alegre de modo especial. Vocês se lembram quando eram crianças, e até hoje quem tem mãe viva, a alegria maior da mãe era ver seus filhos juntos? Repararam nisso? O coração de Nossa Senhora hoje, neste momento, está alegre, feliz, por ver seus filhos reunidos e querendo caminhar nesta missão bonita do Terço dos Homens”, disse D. Sevilha na sua saudação, exaltando esse amor à Mãe de Deus. “Como é bom o colo da Mãe! Quer coisa melhor na vida do que colo de mãe? E a vida não está fácil. E os homens sabem disso! Hoje está difícil manter uma família”, acrescentou, perguntando quem era pai e avô? “Quase todo mundo… Veja quão difícil é a missão de vocês. Não é fácil, mas meu irmão, você não está sozinho. Você não vai estar abandonado na vida ou jogado na vida sem mãe e sem pai. Você tem pai, que é Deus; você tem mãe, que é a Mãe de Jesus e nossa Mãe e temos Jesus que Deus nos enviou para ensinar o caminho”, acrescentou.
No final pediu aos homens que perseverassem nesta devoção e fez um alerta. “Quando a gente decide caminhar no bem, aparece sempre um monte de obstáculos, de dificuldades. O terço é essa ‘arma’ para superar os obstáculos e caminhar mais perto de Deus. Por isso, essa missão do Terço dos Homens é maravilhosa!”, completou.

O missionário redentorista irmão João Batista de Viveiros, o Irmão Viveiros, da Rádio e TV Aparecida, observou ainda como o Terço dos Homens vem crescendo nos últimos anos, sendo que no encontro nacional em fevereiro de 2016, estiveram reunidos 45 mil homens em Aparecida (SP). “O Terço dos Homens é obra de Deus e não dos homens. E ação do Espírito Santo”, disse.

Irmão Viveiros explicou que o Terço dos Homens não é de hoje, mas teve início em 1936, na pequena cidade de Itabi, em Sergipe. Ele foi formado por Frei Peregrino, frade franciscano do Convento de Penedo (AL), embora vários grupos e pessoas e até movimentos que reivindicam a fundação do primeiro grupo. Existe um documento registrado em cartório, atestando que o terço dos homens foi fundado com o nome de ‘Terço dos Homens de Nossa Senhora do Perpértuo Socorro’, por Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, em uma Santa Missão, que estava sendo realizada na Vila da Providência, atual cidade de Itabi, SE. O terço dos homens não nasce como um movimento excludente, porque seria contraditório ao Evangelho e à missão da Igreja, mas é uma porta eficaz para os homens encontrarem seu lugar na Igreja.

 

Veja mais fotos de Solange Souza na página do Facebook do Convento da Penha