Destaque 4, Notícias › 26/03/2016

‘Terço da Misericórdia’ já está entre as palmeiras

alto

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – Um dos símbolos que o povo capixaba e os romeiros de outros estados acostumaram a ver durante a Festa da Penha já está entre as palmeiras do Convento da Penha. Neste sábado (26 de março), por volta das 10 horas, a equipe do médico Osmar Sales apresentou ao povo um terço composto com bolas de isopor, alumínio e lâmpadas de LED, trazendo a mensagem em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia e com o tema da festa deste ano: “Maria, Mãe e Porta da Misericórdia”.

Para passar esta mensagem, foram colocadas nove palavras em meio às contas do rosário: caridade, compaixão, esperança, solidariedade, fé, perdão, devoção, piedade e servir. “Os dois painéis de pintura sobre tela trazem a imagem de Maria e o símbolo do Ano Santo da Misericórdia”, explica o médico Osmar, preocupado que as pessoas vejam não uma obra de arte, mas um símbolo devocional.

O terço, que é confeccionado pela 19ª vez, tem em média 21 metros comprimento, 60 quilos e envolve uma equipe de cerca de 100 voluntários. “Sem eles eu não conseguiria dar conta deste trabalho”, confessa o médico, agradecido pela colaboração. Segundo o médico obstetra, o trabalho é mais intenso faltando 15 dias para o início da Festa. Além dos voluntários, há sempre o apoio de sua família: a mulher Célia e os filhos Artur e Stefany.

Depois de preparar e corrigir todos os detalhes da obra até a madrugada deste sábado, a instalação, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, durou cerca de duas horas neste sábado e o trabalho chamou a atenção dos visitantes ao Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos do estado.

O sábado também foi de muita preparação para a festa. Os voluntários trabalharam desde cedo nos últimos acertos e na decoração dos altares da Capela e do Campinho.
Neste domingo, a Romaria dos Cavaleiros dá início à festa, a partir de 8h30, em Cobilândia, Vila Velha. À tarde, acontece a abertura do Oitavário e a missa no Convento da Penha.

meio_2

CONGO DO MESTRE HONÓRIO

O Convento da Penha, em Vila Velha, recebeu, também neste Sábado de Aleluia, a banda de Congo Mestre Honório, da Barra do Jucu, como parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha. O grupo subiu o morro cantando, mas quando chegou no portão da ladeira, parou os instrumentos para visitar em silêncio a imagem da Padroeira.
Todo ano a banda de congo Mestre Honório sobe as ladeiras do Convento, marcando também o período de jejum da Quaresma, já que durante 40 dias a banda ficar sem tocar e sem cantar como forma de penitência.

congo

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DESTE SITE

 

Compartilhe e evangelize:

Imprimir
Copyright © 2017 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.