Notícias NOTÍCIAS DA FESTA

#tbt na Semana do Meio Ambiente: O apelo da Festa da Penha pela Mãe Terra

Festa da Penha 2019
Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente e como hoje é quinta-feira (06/06), como todos já sabem, é dia de #tbt. Vamos recordar o Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril, que neste ano, coincidiu com os festejos de Nossa Senhora da Penha.

No dia 22 de abril de 2019, segundo dia do Oitavário de Nossa Senhora, foi comemorado em todo o mundo e não ficou de fora da Festa da Penha, o Dia da Terra ou também chamado Dia Mundial do Planeta Terra. O Guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, dirigiu o Momento Devocional Franciscano antes da Celebração Eucarística fazendo um apelo pela Mãe Terra e pela prática de ações que preservem nosso planeta. A Missa foi presidida pelo Padre Eduardo de Oliveira Rodrigues, da Paróquia Santíssimo Sacramento, Paraju, Domingos Martins, que fez uma um breve comentário lamentando a perseguição aos cristãos que acontece hoje no mundo, lembrando os atentados no Sri Lanka.

Uma boa parte do povo que esteve no Campinho do Convento, saiu da Região Serrana do Espírito Santo, já que no dia esta Área Pastoral da Arquidiocese de Vitória, ficou com a responsabilidade litúrgica da Festa.

Ao abrir o segundo dia do Oitavário, Frei Paulo lembrou que a data representa a luta em defesa do meio ambiente, que é importante criar uma consciência ambiental, porque nossa Mãe Terra já está muito “oprimida e devastada”, como disse o Papa Francisco. Para marcar essa mensagem, os jovens fizeram uma representação cênica mostrando a importância da natureza, tendo como pano de fundo o “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis. Uma Arara Azul no ombro da jovem Jaqueline Sandoval e de um jovem vestido de “Francisco de Assis”, tornou a representação ainda mais natural.

“No dia de hoje, nós queremos ter um olhar mais atento, mais cuidadoso para com a Nossa Casa Comum. Se a Terra é generosa para conosco, sejamos cuidadosos para com ela”, pediu Frei Paulo Roberto. “Peçamos a intercessão da Mãe das Alegrias pela Terra Nossa Casa Comum. Maria, a Virgem da Penha, é a mulher vestida de sol, tem a lua debaixo dos pés, tem uma coroa de 12 estrelas e Maria é a Rainha e Mãe da Criação. Ela cuidou de Jesus e cuida de cada um de nós, cuida deste mundo, cuida desta Terra ferida pelo nosso egoísmo, pela nossa distração, pela nossa pressa. Nós queremos resgatar o olhar carinhoso e a preocupação maternal de Maria na nossa convivência com a Mãe Terra”, declarou ele.

O Guardião lembrou do Padroeiro da Ecologia, São Francisco de Assis, que tem uma lição bonita para todos: conviver em harmonia com o meio ambiente. “Louvar a Deus por todas as criaturas e, assim, atender ao apelo que o Papa Francisco nos faz de buscar uma conversão que considere a Terra nossa Casa Comum”, completou, pedindo para olharem para imagem de Nossa Senhora da Penha e dizerem: “Muito obrigado Senhor; muito obrigado nossa Mãe Terra!”

Frei Paulo, como fez todos os dias da Festa, pediu para o povo recolher todo o material reciclável para ser entregue à Associação de Catadores de Vila Velha, mostrando com isso, respeito, cuidado e zelo pela natureza, além da solidariedade aos irmãos que vivem de materiais recicláveis. Lixo para uns, comida na mesa de outros.

Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo Planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do Planeta.

Programa “Ecos do Convento” atuando pela preservação da natureza do Convento e da Terra.

Com informações de Moacir Beggo, Cristian Oliveira.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

Saiba mais

Facebook