Notícias

#tbt da Romaria das Famílias ao Convento da Penha 2018

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Hoje é quinta-feira e todo mundo sabe que é dia de recordarmos momentos, celebrações, eventos e Missas que entraram para a história. Desta vez, separamos um #tbt da Romaria das Famílias ao Convento da Penha, a caminhada tradicional das famílias que acontece sempre no encerramento da Semana Nacional da Família, na Arquidiocese de Vitória.

Neste ano, a Romaria será realizada no próximo sábado (17/08). Clique aqui e confira todos os detalhes.

Em 2018, a Romaria foi realizada no dia 18 de agosto, com a caminhada e Missa no Campinho, que teve como o tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

Apesar do tempo chuvoso e do clima frio, milhares de fiéis e devotos, se concentraram com as famílias, no Centro de Vila Velha. Alguns participantes carregaram estandartes, faixas e banners, identificando a paróquia.

No início da tarde, ainda na concentração, um grupo de canto animou e recepcionou as primeiras famílias. Voluntários vestindo as camisas da Pastoral Familiar, também recebiam todos que iam chegando. Ao iniciar a caminhada, o Padre Renato Criste, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória e pároco da Catedral Metropolitana, animou e conduziu a romaria. Ele fez orações pelas famílias e em seguida saudou os fiéis que levavam a Imagem de Nossa Senhora da Penha no andor envolto de flores e ainda fez a “chamada” das áreas pastorais.

Já na chegada, as famílias lotaram o Campinho do Convento, formando uma bela e expressiva “Grande Família de Deus”. Muitas famílias tomadas de emoção, antes mesmo da Santa Missa começar. Em forma de louvor e agradecimento, quando a Imagem de Nossa Senhora da Penha foi conduzida até o Altar, as mãos elevadas, os olhares atentos e as vozes expressivas, espiritualizaram ainda mais o clima de gratidão.

A Santa Missa teve início às 15h30, logo após o comentário inicial feito por um casal da Pastoral Familiar. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc, com presença de alguns Padres e Diáconos de toda a Arquidiocese. Depois do canto inicial, após saudar os fiéis, em tom de descontração, Dom Luiz pediu desculpas por não ter subido ao Convento caminhando com as famílias: “Quero pedir desculpa a vocês, ficou muito feio eu passar de carro e vocês subindo a pé, fiquei com uma vergonha danada! Eu tinha que subir a pé com vocês, mas o velhinho tá ruim. Então vocês me desculpem, viu?!”, brincou.

Foi feita uma breve recordação das principais atividades e movimentos da Pastoral Familiar nos diversos municípios do Estado. A importância da existência e atuação dos direcionamentos familiares que a Pastoral conduz.

A dimensão da grande participação das pessoas pode ser confirmada durante o “Hino do Glória”, onde os “lencinhos” eram balançados no alto. Aproximadamente 4 mil pessoas participaram da Romaria.

Na homilia, Dom Luiz destacou a importância da família na sociedade. Ele iniciou a reflexão falando sobre o tema, ao afirmar que a “família é boa notícia para o mundo e a boa notícia gera alegria. Isso implica que um casal, os dois, marido e mulher, quando eles vão bem, os filhos e toda a família também vai bem. O casal deve abrir o coração para Cristo. Assim como Nossa Senhora fez, ela abriu o coração e disse ‘faça-se em mim segundo a vossa Palavra’, é o primeiro ensinamento que todos os casais precisam aprender. Abrir o coração e dizer: faça-se em nós a santa vontade de Deus.”

Dom Luiz disse também que é importante o diálogo, independente da situação ou do horário, é preciso sempre conversar. “Todos os dias, todos os momentos da vida, é necessário conversar. O que aconteceu de bonito na nossa vida hoje? O que tem acontecido de bonito na nossa família. Não é só para apontar os erros, não! Vocês já perguntaram isso na vida a dois? É importante, viu gente?! Se vocês não fizeram, comecem a fazer. Tem muita coisa bonita acontecendo… Os filhos, presente de Deus, dom de Deus. Os senhores são transmissores da vida, dom de Deus…” Ele afirmou que “a beleza da vida do casal, da vida familiar, tem tanta coisa bonita e nós ficamos somente no erro, cuidado!”, alertou.

O Arcebispo ainda reafirmou o posicionamento contra o aborto, classificado por ele como “uma coisa horrorosa” gente querendo matar um bebezinho indefeso: “Nós católicos não devemos ter medo de proclamar com coragem a defesa da vida, em qualquer circunstância a defesa da vida, porque a vida é dom de Deus.”

Confira a homilia de Dom Luiz na íntegra.

Ao final da Missa, Padre Renato Criste convocou todos os fiéis para a participação no Congresso Eucarístico Arquidiocesano, que foi realizado de 1º a 8 de setembro, comemorando os 60 anos da Arquidiocese de Vitória.

A bênção final foi direcionada para as famílias, encerrando as festividades da Semana da Família 2018 na Arquidiocese de Vitória.

Confira algumas fotos na galeria abaixo.

(colaboração de fotos: Cristian Oliveira, Arquidiocese, reprodução TV Aribiri, Paróquia do Rosário)

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

Saiba mais

Facebook