Formação Notícias

Solenidade de São Pedro e São Paulo no Convento

Paz e Bem!

Neste domingo, dia 1º de julho, a Igreja celebrou solenemente a memória de São Pedro e São Paulo, os dois pilares da Santa Igreja Católica, Santos fundamentais para a continuidade ao plano da salvação e importantíssimos para o anúncio e propagação do Evangelho de Cristo. Os dois juntos, fundamentam o erguimento do templo físico da Igreja fundada por Cristo e edificada sobre a rocha.

A Solenidade é sempre celebrada no dia 29 de junho, no entanto, nem sempre esta data coincide no calendário com um domingo, por isso, a Igreja reserva o primeiro domingo (após o dia 29/06) para fazer memória aos dois Santos Apóstolos e Mártires. Neste dia também, a cor litúrgica é vermelha, identificando o martírio de quem deu a própria vida por Cristo.

Segundo a tradição dos cristãos, São Pedro é quem detém as chaves do céu, sendo responsável por administrar a Igreja Celeste e já São Paulo, muito venerado por devotos do mundo inteiro, é clamado por aqueles que evangelizam e levam a alegria do Evangelho. Ele que literalmente “caiu do cavalo”, teve sua experiência com o Ressuscitado, e passou de perseguidor à anunciador. Paulo, foi responsável por ir pelo mundo fundando várias comunidades cristãs, para que mais e mais pessoas conhecessem o Mistério da Salvação. Os dois juntos, depois de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, são os dois Santos mais importantes da Igreja.

No Convento, todas as Missas foram celebradas na Capela. As 9 horas, o Frei Edvaldo Batista, OFM, presidiu a Celebração da Santa Eucaristia. No início, ele destacou a importância de celebrar a memória de dois homens tão essenciais para o Cristianismo. Na homilia, Frei Edvaldo explicou o trabalho missionário e evangelístico de Paulo e a instituição da Santa Igreja, iniciada por Jesus, dada como missão à Pedro.

Confira abaixo a homilia na íntegra.

Saiba mais

Facebook