Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebramos a grande Solenidade, dentro do Calendário Litúrgico Franciscano, a Festa de Nossa Senhora dos Anjos, ou “Nossa Senhora da Porciúncula”. No dia de hoje, a introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, diz-se o seguinte:

“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”.

Foi na pequenina igrejinha, a Porciúncula de Assis, que São Francisco recebeu a célebre indulgência do “Dia do Perdão”. A festa do Perdão é ainda hoje uma da mais importantes da Ordem Franciscana. Esta indulgência foi estendida à toda Igreja Católica pelo Papa Pio XII.
Diz a história: Uma noite do ano 1216, Francisco estava em profunda contemplação na pequena igrejinha da Porciúncula, quando improvisamente apareceu uma grande luz e Francisco viu sobre o altar Cristo revestido de luz e a sua direita a Mãe Santíssima cercada por uma multidão de anjos. Francisco adorou em silêncio com o rosto por terra o seu Senhor.
– Pede o que deseja para a salvação das almas, disse Jesus.

A resposta de Francisco foi imediata.
– Santíssimo Pai, eu sei que sou um miserável e pecador, te peço para que todos os penitentes que se confessarem e irem visitar esta igreja seja lhes concedido amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todos as culpas.
Aquilo que tu me pedes, Francisco, é grande, lhe disse o Senhor. Porém de coisas maiores tu és digno e as terás. Acolho portanto, o teu pedido, mas quero que tu peças ao meu vigário na terra, de minha parte, esta indulgência.

E assim, até os dias de hoje, celebramos a festa do Perdão e da Misericórdia do Pai, manifestada aos fiéis da Porciúncula e à todos nós.

Nossa Senhora da Porciúncula, rogai por nós!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X