ECOS DO CONVENTO Notícias

Sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos é implantado no Convento

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

A residência dos freis, no Convento da Penha, recebeu a implantação de uma pequena unidade demonstrativa de uma composteira, que é um sistema alternativo de reaproveitamento dos resíduos orgânicos da cozinha. A princípio, a instalação do dispositivo, tem como finalidade avaliar o funcionamento da unidade demonstrativa para os freis e em seguida, após o tempo de adaptação, haverá a implantação também no espaço Ecos do Convento, para assim disseminar essa tecnologia simples, consciente e educativa, também para os visitantes e romeiros.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.
A composteira, que foi instalada no Convento, é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e micro-organismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio. Além disso, o processo não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados, pelo contrário, além de reaproveitar o que antes era perdido, ainda ajuda o meio ambiente, contribui para a manutenção da Casa Comum e ainda propicia um ambiente mais saudável e responsável.
Sem comida não podemos viver, mas é preciso prestar atenção em cada etapa (desde a aquisição até o descarte) para evitar acúmulo de resíduos desnecessários.
Com este sistema simples é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, guardanapos usados e palitos de fósforo ou de sorvete.
Os resíduos orgânicos compõem cerca de 70% de todos produtos que consumimos, e são descartados sem destinação correta, colocados no lixo ou mesmo jogados em locais inadequados. A implantação de um sistema simples de gestão desses resíduos traz reflexos positivos no âmbito social, ambiental e econômico, impulsionando a sensibilização em diminuição do consumo dos recursos naturais, e os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.
Veja uma ilustração de como funciona o sistema da composteira.
A ideia da implantação foi executada pela zootecnista Karina Moreira Nolasco, responsável pelo programa Ecos do Convento. Serão realizadas capacitações e visitas monitoradas para apresentar e disseminar essa ideia do reaproveitamento de resíduos orgânicos. Há também a utilização do húmus de minhoca, que  será usado na horta e jardim do Convento e ainda o chorume será aproveitado para fertirrigação.
Confira abaixo algumas fotos da unidade de reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

Saiba mais

Facebook