ECOS DO CONVENTO Notícias

Semana do Meio Ambiente junto com as celebrações dos quatro anos da “Laudato Si”

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

No dia 18 de junho, a Encíclica “Laudato Si” – sobre o cuidado da Casa Comum, redigida pelo Santo Padre, o Papa Francisco, completará quatro anos. O documento é considerado um marco na abordagem da temática socioambiental pela Igreja e tem como proposta principal a conversão ecológica, numa perspectiva de uma ecologia integral, na qual relações, pessoas, a natureza e as crises, “tudo está interligado”.

No Brasil e no mundo, diversas iniciativas ressaltam o momento de celebração pelo documento que convida, entre outras provocações, a refletir sobre o futuro do planeta. O Bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Valdeci Santos Mendes, afirma que celebrar o aniversário da Laudato Si é “exatamente assumir esse compromisso com a questão ambiental, com uma ecologia integral onde se leva em conta as comunidades tradicionais, o equilíbrio ambiental. Isso exige de nós sempre mais esse zelo pela casa comum, pela criação de Deus”.

Dom José Valdeci | Foto: CNBB/Daniel Flores

Dom Valdeci recorda os desafios atuais relacionados ao agronegócio, ao avanço na exploração de minério e nas instalações de parques eólicos, “tudo isso sem o devido cuidado com a casa comum e com as questões ambientais”. O bispo ressalta que a celebração do aniversário da encíclica sobre o cuidado da Casa comum “requer de nós lutar para que de fato haja um equilíbrio, que não haja tanta exploração ambiental, que atinge também nossos irmãos e irmãs indígenas, as comunidades quilombolas, pescadores e pescadoras, quebradeiras de coco, os nossos lavradores e lavradoras”.

O bispo que preside a Comissão que atua junto às Pastorais Sociais da Igreja destaca ainda que esta é ocasião para “reassumir este compromisso com o Papa Francisco”, e ressalta a preparação para o Sínodo para a Amazônia – marcado para outubro – “que, de fato, a gente possa zelar cada vez mais criação de Deus e sermos estes testemunhas da criação, sermos este testemunho de fidelidade do seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo nos comprometendo com a vida, diria a vida humana, mas também a vida de toda a criação”.

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum
Papa Francisco – Carta encíclica Laudato Si’ (2015), 13


Ao longo dos próximos dias, o Convento vai participar e realizar algumas atividades em atenção à Semana Mundial do Meio Ambiente. Além da conscientização da importância do cuidado com a natureza, o Santuário da Virgem da Penha ainda vai promover uma ação no próximo dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

As ações estão sendo organizadas pelo Programa de Preservação Permanente “Ecos do Convento”. Haverá exposição de abelhas nativas brasileiras, orquídeas do Convento e também um estande com compostagem caseira. E não para por aí! Desde a última sexta-feira (31/05), o Programa está realizando também, durante a Novena de Pentecostes, no Santuário de Vila Velha,  a “coleta seletiva” em prol dos catadores e recicladores de Vila Velha.

CLIQUE NA MATÉRIA ABAIXO E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Semana do Meio Ambiente no Convento

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2019› » 

Saiba mais

Facebook