Igreja Pelo Mundo Notícias

ROMÊNIA: Papa Francisco realiza a 30ª Viagem Apostólica

Compartilhe esta notícia:
Paz e Bem!
A 30ª Viagem Apostólica do Pontificado de Francisco tem início no dia em que a Igreja celebra a festa da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria. O logotipo da visita retrata Nossa Senhora e o povo de Deus que caminha sob sua proteção. Outra peculiaridade será sua característica ecumênica, visto o país ter 86% de ortodoxos.

Romênia, destino da próxima Viagem Apostólica do Papa Francisco, terá por lema “Caminhemos juntos”.Depois de 20 anos da visita de João Paulo II ao país, o Pontífice volta para uma intensa agenda, tendo como ápice, a beatificação dos mártires do comunismo. Em mensagem em vídeo divulgada nesta segunda-feira (28/05), em italiano, o Papa começa saudando cordialmente o povo da Romênia, um “país belo e acolhedor”, e afirma que fará a visita “como peregrino e irmão”. O Papa então citou os irmãos Pedro e André, os Apóstolos de Cristo, para falar dos laços de fé que unem os cristãos.

“Aguardo com grande expectativa e alegria poder encontrar o Patriarca e o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena, como também os pastores e os fiéis católicos. Os laços de fé que nos unem remontam aos Apóstolos, em especial, o vínculo que uniu Pedro e André, que, segundo a tradição, levou a fé às terras de vocês. Irmãos de sangue, eles também derramaram o sangue pelo Senhor. E, entre vocês, foram tantos os mártires, mesmo nos últimos tempos, como os sete bispos greco-católicos que terei a alegria de proclamar Beatos. Tudo o que sofreram, a ponto de oferecer a vida, é uma herança muito preciosa para ser esquecida. E é uma herança comum, que nos chama a não nos distanciarmos do irmão que a compartilha.”

O Papa Francisco finalizou a mensagem, assegurando proximidade na oração e enviando a sua bênção, além de enaltecer o percurso que será feito durante a viagem – uma caminhada conjunta: “Vou até vocês para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros.”

Assista a mensagem na íntegra abaixo

Papa envia mensagem em vídeo para fiéis da Romênia

O Papa Francisco embarca na sexta-feira para Romênia em mais uma viagem apostólica internacional. Depois de 20 anos da visita de João Paulo II ao país, o Pontífice volta para uma intensa agenda, tendo como ápice, a beatificação dos mártires do comunismo. Em mensagem em vídeo divulgada agora, em italiano, o Papa começa saudando cordialmente o povo da Romênia, um “país belo e acolhedor”, e afirma que fará a visita “como peregrino e irmão”. O Papa então citou os irmãos Pedro e André, os Apóstolos de Cristo, para falar dos laços de fé que unem os cristãos.“Aguardo com grande expectativa a alegria de encontrar o Patriarca e o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena, como também os pastores e os fiéis católicos. Os laços de fé que nos unem remontam aos Apóstolos, em especial, o vínculo que uniu Pedro e André, que, segundo a tradição, levou à fé às terras de vocês. Irmãos de sangue, eles também derramaram o sangue pelo senhor. E, entre vocês, foram tantos os mártires, mesmo nos últimos tempos, como os sete bispos greco-católicos que terei a alegria de proclamar Beatos. Aquilo pelo que sofreram, a ponto de oferecer a vida, é uma herança muito preciosa para ser esquecida. E é uma herança comum, que nos chama a não nos distanciarmos do irmão que a compartilha.”O Papa Francisco finalizou a mensagem, assegurando proximidade na oração e enviando a sua bênção, além de enaltecer o percurso que será feito durante a viagem – uma caminhada conjunta:“Vou até vocês para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros.”

Posted by Vatican News on Tuesday, May 28, 2019

Igreja Ortodoxa: 86% da população

O Papa Francisco será o segundo Pontífice a visitar a Romênia, após São João Paulo II, em maio de 1999.

Por ser um país de maioria ortodoxa – 86% da população – naturalmente que a visita também adquire um caráter ecumênico. Mas como não poderia deixar de ser, Francisco encontrará o pequeno rebanho católico do país, 7,3% dos habitantes. O ponto alto, será a beatificação dos mártires do comunismo.

Segundo dados de 31 de dezembro de 2017, os católicos são cerca de 1 milhão 445 mil, em uma população de quase 20 milhões de habitantes.

Na Romênia há 13 circunscrições eclesiásticas, 2.031 paróquias, 64 centros pastorais.

O número de bispos no país é de 18 (dado de 30 de maio de 2019). Os sacerdotes diocesanos são 1.792, os sacerdotes religiosos 265, num total de 2.057.

Os diáconos permanentes são 4, religiosos não sacerdotes 72, religiosas professas 1.070, leigos de Institutos Seculares 128, missionários leigos 56, catequistas 573.

Há 2.256 seminaristas menores e 599 maiores na Romênia.

A Igreja Católica administra 68 escolas maternas e primárias, 26 escolas secundárias e 7 escolas superiores e universidades.

Os estudantes nas escolas maternas e primárias são 5.940, nas escolas médias e secundárias 3.954 e nos institutos superiores e universidades 894.

Os centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou de direito eclesiástico ou religioso são:

14 hospitais, 43 ambulatórios, 34 casas para idosos, 35 orfanatos. 20 consultórios familiares, 6 centros especiais de educação ou reeducação social. Outras instituições: 27

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

Saiba mais

Facebook