Romaria de Cachoeiro: caravana de 60 ônibus

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – Devoção e fé é um binômio inseparável do povo capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, que mobilizou uma frota de 60 ônibus para vir até o Campinho do Morro da Penha, neste sábado (6/4) para agradecer e homenagear a Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha.

Liderado pelo bispo franciscano Frei Dario Campos, o povo saiu em Romaria ainda na manhã de sábado para participar do Oitavário da Festa da Penha, que começou às 14h30. Frei Paulo Pereira, guardião da Fraternidade do Divino Espírito Santo, de Vila Velha, presidiu o momento devocional franciscano e Dom Dario presidiu a celebração, tendo como concelebrantes os frades do Convento da Penha, entre eles o guardião Frei Valdecir Schwambach e o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, que foi companheiro de turma de Dom Dario, e os presbíteros da Diocese e seminaristas.

Dom Dario lembrou que o povo de sua diocese é simples e traz para os braços da Mãe de Deus “nossas lutas e nossas tristezas, como também nossas alegrias e nossas esperanças e todo o nosso trabalho do dia a dia”.

Na sua homilia, lembrou que Maria Madalena é apontada como a primeira seguidora de Jesus após a sua morte.  “Desde que foi libertada de sete demônios, ela passou a ficar perto de Jesus. Junto Dele, ela retomou a grandeza e a dignidade. Quando a gente se encontra com Jesus, a paz volta ao nosso coração, à nossa vida. Quando a gente encontra com Jesus, a gente retorna por um outro caminho”, ressaltou o bispo franciscano.

Dom Dario também condenou a proposição do Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão regulador da atividade médica do país, de criar uma lei que faculte o direito de a mulher interromper a gravidez até o 3º mês de gestação. “Para nós a vida é sagrada. Com vida não se brinca! Vamos rezar por todas as crianças que não tiveram o privilégio de estar aqui nesta tarde, admirando toda essa natureza e o rosto de seus irmãos e irmãs”, pediu.

Segundo o bispo, está na hora de dar um basta às mortes no Estado do Espírito Santo: “Queremos vida plena!”, completou, pedindo as bênçãos de Maria.

SÉTIMO DIA DO OITAVÁRIO

No sétimo dia do Oitavário da Festa da Penha, Frei Paulo Pereira foi o presidente e, depois das orações e cantos, fez uma reflexão sobre o tema do Concílio Vaticano II escolhido para o dia. Segundo Frei Paulo, o tema da educação não poderia ficar de fora do Concílio. O documento conciliar “Gravissimum educationis” (A grande importância da educação) diz o seguinte:

“Os homens todos de qualquer raça, condição e idade, em virtude da dignidade de sua pessoa, gozam do direito inalienável à educação, que corresponda à sua finalidade (…), se acomode à cultura e às tradições nacionais e ao mesmo tempo se abra à convivência fraterna com outros povos, favorecendo a união verdadeira e a paz na terra.” (GE 1)

Muitos anos depois, Frei Paulo lembrou que o saudoso Papa João Paulo II alertava que o analfabetismo é a grande chaga da nossa sociedade. “Ainda não alcançamos a universalização do ensino. Há muitas pessoas, muitas crianças e jovens fora das salas de aula. Isso exige de nós posturas claras em defesa da educação e de educação com qualidade”, acrescentou Frei Paulo.

Segundo o frade, é necessário unir esforços para que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação. “Se nós queremos uma família educadora é necessário o esforço de todos, para que a família seja geradora de uma sociedade nova, de uma cultura nova, de uma cultura de paz”, disse, criticando a ideia machista de que só as mães são responsáveis pela educação dos filhos, cabendo ao homem o sustento da família. Frei Paulo também lembrou dos jovens e pediu o fortalecimento da Pastoral Universitária.

Em seguida, foi cantada a Ladainha de Nossa Senhora, feita a súplica a Mãe de Deus e Frei Paulo encerrou com a oração final.

[nggallery id=42]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X