Eventos

Romaria das Mães será neste sábado (13)

A tradicional romaria das Mães será realizada neste sábado (13), a partir das 15h30, no Campinho do Convento da Penha. Antes, às 14h, será realizada uma animação para receber os participantes. A celebração, que é realizada sempre no sábado que antecede o Dia das Mães, promete reunir cerca de 3 mil pessoas para agradecerem a mãe de todas as mães, Nossa Senhora.

Para Maria José Quintaes, uma das organizadoras da romaria, a identificação que as mulheres têm com Maria é o que motiva a realização do evento. “Desde o nascimento de Jesus, Maria passou pelas mesmas coisas que hoje em dia nós passamos com nossos filhos e sabemos que Ela nos entende. E este é um momento de agradecer por ser esse espelho e exemplo de maternidade”, explica.

Durante a celebração haverá uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima, por ocasião dos 100 anos da aparição da imagem, e também a tradicional bênção das flores, que serão distribuídas para as pessoas que não puderem participar da missa. “Pedimos que as pessoas levem flores para este momento. Podem ser naturais ou artificiais”, explica Maria José.

Tradição
Há relatos que desde 1956 as mulheres do Interior do Estado aproveitavam a vinda à Capital para compra dos presentes para o Dia das Mães, para oferecerem flores, que elas mesmas cultivavam, a Nossa Senhora da Penha. Como grande parte delas não conseguiam participar da Festa da Penha, por conta da dificuldade de chegar até Vitória, o sábado que antecedia o Dia das Mães era a oportunidade de elas homenagearem Nossa Senhora da Penha.

 

Foto: Sol Martins