Regional Norte 2 da CNBB emite nota sobre a tragédia no Presídio de Altamira

Compartilhe:

Os bispos que compõem o Regional Norte 2, que compreende os estados do Amapá e Pará, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Arquidiocese de Belém emitiram uma nota pública em repúdio à toda e qualquer forma de violência e desrespeito à dignidade humana diante dos fatos ocorridos no Presídio Regional de Altamira.

Leia a nota na íntegra:

Nota sobre a violência

Tragédia no Presídio Regional de Altamira 

30 de Julho de 2019

Considerando a tragédia acontecida no presídio Regional de Altamira, no dia 29 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 2 e a Arquidiocese de Belém vem a público manifestar repúdio à toda e qualquer forma de violência e desrespeito à dignidade humana.

O evento, lamentavelmente, não está isolado e é mais um grito clamoroso acusando a ineficiente gestão dos presídios brasileiros caracterizada por fugas, rebeliões, tensão, ociosidade, péssimas estruturas, superlotação e negligência pedagógica.

Repudiamos a “cultura do encarceramento em massa”, bem como, a “ideologia da repressão” em vez da promoção da “cultura preventiva” dentro e fora dos presídios.

Por outro lado, bem sabemos, a cultura repressiva não tem consistência para, de forma isolada, dar resposta à gravidade e amplitude das causas da violência, que são múltiplas e profundas.

Reiteramos a necessidade da promoção de políticas públicas integradas e a urgência da promoção da preventividade, sobretudo, por meio de programas sociais voltados para o apoio à família, infância e juventude.

Inspirados nas atitudes de Jesus Cristo, que tratou a todos com o máximo respeito, renovamos o nosso compromisso de presença diferenciada nas unidades prisionais através da Pastoral Carcerária.

A promoção da justiça não combina com a violência. Por isso, Deus não deseja a morte do pecador, mas sim que ele se converta e viva (cf. Ez 18, 23). Para isso precisamos de um Sistema Penal à altura da dignidade humana para que a mais profunda remissão aconteça na mente e no coração de cada detento.

É preciso que continuemos a sonhar por mudanças como nos pede a Palavra de Deus: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 2).

Que o sangue derramado nos presídios seja semente de um sistema penal mais humano e coerente com a dignidade da pessoa humana!

A todos chegue a nossa benção de paz.

Bernardo Johannes Bahlmann
Bispo da Diocese de Óbidos – PA
Presidente da CNBB Norte 2

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará
Vice-Presidente da CNBB Norte 2

Dom Irineu Roman
Bispo Auxiliar de Belém do Pará
Secretário da CNBB Norte 2

Dom Antônio de Assis Ribeiro
Bispo Auxiliar de Belém do Pará

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X