Eventos

Procissão luminosa celebra o Perdão de Assis

O Convento da Penha e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizam no próximo dia 04 de agosto a 4ª Procissão Luminosa. O evento celebra os mais de 800 anos do Perdão de Assis, um dos momentos mais importantes para a Família Franciscana. Na data, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora dos Anjos e o Perdão de Assis, conferido pela Indulgência Plenária.

A procissão sairá da Igreja do Rosário, na Prainha, às 19h30 e subirá o Convento da Penha. Ao todo, três mil pessoas devem participar da caminhada, segundo a organização do evento.

Ao longo do caminho, os fiéis carregarão uma cruz simbolizando as cruzes da humanidade, como a indiferença, a falta de esperança, a corrupção. “É um momento de reconciliação e misericórdia, do encontro do ser humano com Deus. Caminharemos até a capela de São Francisco, no Campinho do Convento, em memória a caminhada até a pequena Porciúncula, local de perdão e da alegria”, explica o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira. A Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, é o local onde em 1216, São Francisco pediu a Jesus pela salvação das almas.

No Campinho do Convento os fiéis poderão conferir encenações sobre o perdão e outra sobre São Francisco e Santa Clara.

Indulgências

As indulgências têm o poder de apagar as consequências dos pecados (penas temporais) que já foram perdoados pelo sacramento da confissão (que perdoa a culpa). A indulgência pode ser parcial, que redime parcialmente dessa pena, ou plenária, que apaga totalmente a pena temporal dos pecados.