Papa Francisco: “Cuidar da unidade e fidelidade, bens preciosos do matrimônio”

Compartilhe:

Paz e Bem!
O Papa Francisco, em audiência nesta terça-feira (29/01), no Vaticano, com os colaboradores do Tribunal Apostólico da Rota Romana, interpretou o matrimônio através de “dois bens irrenunciáveis e constitutivos” do Sacramento: a unidade e a fidelidade. O Pontífice também orientou sobre “o cuidado pastoral constante e permanente da Igreja para o bem do matrimônio e da família”.

O Papa Francisco inaugurou nesta terça-feira (29/01) o Ano Judiciário recebendo em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, oficiais, advogados e colaboradores do Tribunal Apostólico da Rota Romana. No discurso aos presentes, o Pontífice interpretou o Sacramento do matrimônio em meio ao momento vivido pela atual sociedade “sempre mais secularizada” e que não “favorece o crescimento da fé”.

Unidade e fidelidade no matrimônio

Nesse contexto, afirmou o Papa, a Igreja precisa agir a serviço do matrimônio cristão, oferecendo um suporte espiritual e pastoral adequado. Os membros da Rota Romana, recordou o Pontífice, podem trabalhar em cima de dois bens matrimoniais como valores importantes e necessários entre os cônjuges, fundamentais da teologia e do direito matrimonial canônico, mas também da “própria essência da Igreja de Cristo”: a unidade e a fidelidade.

“ Estes dois bens irrenunciáveis e constitutivos do matrimônio requerem ser ilustrados adequadamente não só aos futuros casados, mas solicitam a ação pastoral da Igreja, especialmente dos bispos e dos sacerdotes, para acompanhar a família nas diversas etapas da sua formação e do seu desenvolvimento. […] É necessária uma preparação tripla ao matrimônio: remota, próxima e permanente. ”

Cuidado pastoral da Igreja pelo bem da família

A etapa permanente, salientou o Papa, refere-se à formação da vida conjugal, mediante um acompanhamento que ajude a fazer crescer, no casal, a consciência dos valores e dos compromissos da vocação. E aí entra “a responsabilidade primária” dos pastores, em virtude do próprio ofício e ministério, e a “participação ativa” dos componentes das comunidades eclesiais, sob orientação do bispo e do pároco. Francisco aqui fez referência aos mais fiéis companheiros da missão de São Paulo, os cônjuges Áquila e Priscila, com fé robusta e espírito apostólico.

“O cuidado pastoral constante e permanente da Igreja para o bem do matrimônio e da família precisa ser realizado com os vários meios pastorais: a aproximação à Palavra de Deus, especialmente mediante a ‘lectio divina’; os encontros de catequese; o envolvimento na celebração dos Sacramentos, sobretudo a Eucaristia; a conversa e a direção espiritual; a participação em grupos familiares e de serviços beneficentes para fazer um paralelo com outras famílias e a abertura às necessidades dos mais desfavorecidos”.

Testemunhas de fidelidade

O Papa Francisco, então, citou os casais que já representam “uma ajuda preciosa pastoral à Igreja” ao viver o matrimônio “na unidade generosa e com amor fiel”. Eles são testemunhas da fecundidade da Igreja e “uma oração silenciosa para todos”, todos os dias, mesmo que esse “casal que vive por tantos anos juntos não faz notícia – é triste -, enquanto os escândalos, as separações e os divórcios fazem notícia” (cfr. Homilia na Santa Marta de 18 de maio de 2018).

“ Os casados que vivem na unidade e na fidelidade refletem bem a imagem e a semelhança de Deus. Essa é a boa notícia: que a fidelidade é possível porque é um dom, nos casados como nos presbíteros. Essa é a notícia que deveria tornar mais forte e encorajante também o ministério fiel e cheio de amor evangélico de bispos e sacerdotes; como foram de conforto para Paulo e Apolo o amor e a fidelidade conjugal do casal Áquila e Priscila. ”

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X