Notícias

Os três pilares da vida de Santo Antônio

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Ao celebrarmos com fervor e devoção a Festa de Santo Antônio, contemplando sua imagem com olhar fixo pedindo intercessão. Santo Antônio, querido do povo, amado pelo mundo inteiro, invocado por tanta gente…

A Imagem do Santo explicita três pilares importantíssimos da vida de Santo Antônio. O Menino Jesus, a Palavra de Deus e o lírio da pureza.

O MENINO JESUS

Muitas pessoas ficam confusas quando ao avistarem a Imagem de Santo Antônio pela primeira vez, identificarem no colo do santo, o Menino Jesus. Ficam se questionando do porquê do Menino nos braços de Antônio sendo que Jesus nasceu primeiro e ele nunca pegou o Jesus no colo, fisicamente.

Em todas as representações de Santo Antônio que o encontramos segurando o Menino Jesus, representa que tamanho era seu dom da pregação e sua fé que Antônio era próximo de Jesus Cristo, devido a esta proximidade sempre há esta representação em sua imagem. A intimidade com o Senhor é um dos destaques do Santo, que assim como o Mestre, foi amante dos pobres e menos favorecidos.

Ele é mostrado de três modos diferentes: 1) Sobre o livro (da Palavra de Deus): estar em cima do livro, a Bíblia, significa que Santo Antônio anunciava Jesus Cristo, o Verbo encarnado. De fato, todos os sermões de santo Antônio foram sobre Jesus e as passagens do Evangelho. Ele revelou com poder e força o Verbo divino. 2) No colo de Santo Antônio: representa a extraordinária intimidade do santo com Jesus. Em algumas representações o menino acaricia lhe o rosto. Todo o dom da pregação de santo Antônio vem da sua intimidade com Jesus na oração profunda e na Eucaristia. Daí vinha toda a sabedoria e os dons que se manifestavam em Santo Antônio. 3)  Sendo mostrado ao santo pela Virgem Maria. Revela a devoção de Santo Antônio para com a virgem Maria. Nesta representação, Santo Antônio aparece em estado de profunda adoração a Jesus.

O LÍRIO

Na imagem de Santo Antônio é comum vermos um lírio, esta planta representa a castidade e a pureza de coração, além de demonstrar a estação em que o Santo ascendeu aos céus: o verão (na Europa). Santo Antônio da pureza, da castidade e da simplicidade.

O LIVRO DA PALAVRA DE DEUS

Na imagem de Santo Antônio o livro é o símbolo mais antigo. Representa o Evangelho, a sabedoria de Santo Antônio e o fato dele ser Doutor da Igreja. Representa, também, o pregador extraordinário que reunia multidões para ouvi-lo. Por seus conhecimentos e sabedoria bíblica, o Papa Gregório IX chamava-o “Arca do Testamento”. Pessoas se convertiam e inimigos se reconciliavam ao ouvi-lo pregar. E, quando não quiseram ouvi-lo, ele foi pregar para os peixes e, milagrosamente, um cardume enorme ficou com a cabeça fora d’água enquanto ele pregava, tamanho era o dom da pregação que ele tinha.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

Saiba mais

Facebook