Os tambores tocam para a Virgem da Penha

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – “Iaiá, você vai à Penha? “Iaiá, você vai à Penha? Me leva ô, me leva…”. O conhecido canto no ritmo do congo subiu a ladeira do Morro da Penha logo cedo avisando que era dia festa. E foi com devoção, alegria e muito ritmo que as as bandas de congo do Espírito Santo homenagearam nesta segunda-feira (16/4) a Padroeira do Espírito Santo. Foram recebidas com carinho pelo guardião do Convento, Frei Valdecir Schwambach, que deu a bênção e pediu que cantassem “Maria de Nazaré” no ritmo do congo.

Frei Valdecir agradeceu a presença das bandas e pediu que continuem usando os instrumentos com alegria e como promoção da paz. “Levem a beleza do canto e promovam sempre a paz, a comunhão e a felicidade entre as pessoas”, disse Frei Valdecir.

A banda de mestre Alberto Pego, a Tambor de Jacaranema, também marcou presença. “Há 21 anos venho para a Festa da Penha”, lembra o professor de Filosofia e um apaixonado pelo congo capixaba.

Atualmente, no Espírito Santo existem 60 bandas. É o único estado brasileiro com esta tradição musical. “Parentesco com o congo há em Minas e no Maranhão. Embora a tradição das congadas de Minas não é de tambor, mas de viola. O congo é rítmico. Nosso parentesco maior é com o Maranhão, a cultura de boi de marica, boi de marimba. Tem muita semelhança com a nossa batida”, explica o Mestre Alberto.

[nggallery id=22]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X