Os milagres de Frei Pedro Palácios, o fundador do Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

Frei Pedro Palácios, irmão leigo da Ordem dos Frades Menores, foi o fundador do Convento de Nossa Senhora da Penha. Natural de Medina do Rio Seco, Salamanca, Espanha. Pelo sobrenome, presume-se que ele pertencia à nobre geração dos Palácios, como se pode constatarem fragmentos de manuscritos de sua vidam, copiado em 1789, que afirma que ele era “parente mui chegado” de Dr. Paulo de Palácios, esmoler da então Rainha D. Catarina. No entanto, atendendo ao chamado do Senhor, para a vida religiosa, ele largou tudo para seguir o Evangelho e pregar a Boa-Nova de Jesus, através dos passos de São Francisco de Assis.

Pedro Palácios iniciou sua trajetória religiosa na Província Espanhola de São José de Castela, posteriormente foi para Portugal e de lá, estimulado pela devoção, veio para o Brasil de navio. Sua caravana realizou algumas paradas em diversos portos, inclusive há registros que de sua passagem pela Bahia, sem saber, contudo, o tempo de permanência nos lugares.

Frei Pedro Palácios chegou ao Espírito Santo, em 1558, quando fundou o Convento da Penha. De acordo com a história, o Frei escolheu o alto da montanha para morar e no local onde hoje é o Campinho, ergueu a Capelinha de São Francisco, inicialmente feita de ramagens, pedras e galhos de árvores.  Dentro da Capelinha dedicada ao Santo fundador da Ordem, ele colocou um altar com um painel de Nossa Senhora das Alegrias. Frei Pedro Palácios faleceu em 02 de maio de 1570, um dia depois da primeira Festa em honra à Nossa Senhora da Penha, da história.

A literatura existente, de acordo com uma publicação bem recente, do ano de 2003, conta que há indícios que alguns milagres ocorreram durante e após a morte de Frei Pedro Palácios. Na própria viagem de Frei Pedro, a embarcação foi acometida de furiosa tempestade, correndo perigo de naufragar. Nesse grande aperto, lembram-se os navegantes do religioso, companheiro de viagem, cujas santas virtudes já frequentemente tiveram ensejo de admirar. Recomendaram-se às suas orações e um tomou-lhe o manto e com ele tocou as furiosas ondas do mar, que imediatamente se acalmaram, permitindo próspera travessia. Desde então, Frei Pedro Palácios só era chamado de santo frade.

Em 1609, foi realizada a trasladação dos restos mortais de Frei Pedro Palácios para o Convento de São Francisco, em Vitória, ES. Quisera Deus, Nosso Senhor, alertar o povo para a real santidade de seu servo, deixando visível a prova quando foi aberta a sua sepultura, que foram retiradas veneráveis relíquias: os ossos limpos; a calvaria com seus miolos inteiros e secos, sem corrupção alguma, um pedaço do cordão e outro do hábito franciscano. Rapidamente a notícia se espalhou e várias pessoas que estavam acometidas de graves enfermidades, recorriam à intercessão de Frei Pedro, assim sendo, ao tocarem em seus ossos, recebiam a graça da cura.

Resultado de imagem para frei pedro palácios
Estátua de Frei Pedro Palácios localizada no Parque da Prainha, Vila Velha
Resultado de imagem para frei pedro palácios
Foto: IBGE / internet

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X