O Ressuscitado nos reenvia à missão

Compartilhe:

alto1

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – No sexto dia do Oitavário da Festa da Penha, sexta-feira (01/4), a área pastoral da Capital capixaba marcou presença na Celebração Eucarística, que foi presidida pelo pároco Frei Agostinho Morosini, OAR, da Paróquia Santa Rita de Cássia. Os franciscanos do Convento da Penha e da Província da Imaculada acolheram os sacerdotes e religiosos desta região pastoral e o povo que lotou o Campinho, num dia em que o sol forte deu uma trégua.

Frei Agostinho lembrou que o Evangelho do dia narra a terceira aparição de Jesus aos discípulos depois da ressurreição. “Os discípulos já estavam voltando à experiência que faziam antes de serem chamados por Jesus. Jesus se manifesta a eles no mar de Tiberíades, na Galileia, local também onde Jesus disse a Maria que os encontraria. Nessa aparição, Jesus retoma o primeiro chamado em que indicou aos discípulos o caminho a seguir. A partir dessa experiência com o Ressuscitado, eles vão receber a força do Espírito Santo para anunciar a ressurreição de Cristo”, explicou o frade agostiniano.

alto5

Segundo Frei Agostinho (na foto acima), os discípulos não terão medo a partir dessa experiência. “Isso pode se visto na primeira leitura [Atos dos Apóstolos 4,1-12], quando Pedro fala com muita coragem: ‘Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular’. Pedro tem força para enfrentar os chefes, os anciãos e os mestres da lei”, observa o celebrante. “Queridos irmãos e irmãs, observemos o quão difícil é seguir Jesus, principalmente se batermos de frente de situações de injustiça. Em nome de Jesus, seremos perseguidos. Mas tenhamos coragem que venceremos os desafios que a vida nos apresenta”, encorajou.

Para vencer esses desafios, os cristãos têm Maria como intercessora. “Santo Agostinho dizia que Maria é mais bem-aventurada não tanto porque gerou o Cristo em seu ventre, mas é mais bem-aventurada porque ela acreditou pela fé: ‘Faça-se em mim segundo a sua palavra’. Cristo vem ao encontro da humanidade através de Maria. Peçamos a graça da fé, como Maria, para ultrapassarmos as barreiras”, completou.

alto3

ROMARIA DOS MILITARES NO OITAVÁRIO

O Momento Devocional Franciscano, que antecede a Santa Missa, marcou o testemunho e a homenagem dos Militares à Nossa Senhora da Penha. Às 14h30, a procissão reunindo cerca de 80 soldados subiu a ladeira do Convento da Penha e chegou ao Campinho. A imagem de Nossa Senhora foi trazida num andor por um representante do Exército, da Marinha, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O guardião do Convento, Frei Waldecir Schwambach, fez a acolhida e pediu que rezassem pelos “desafios que os nossos irmãos militares encontram na sua jornada”.

Este momento é feito com cantos, orações e reflexões. Frei Florival Mariano e Frei Paulo César Ferreira, com o grupo de músicos, tornaram a celebração mais bela. Frei Pedro Rodrigues (foto abaixo) fez a reflexão sobre o tema da Festa da Penha deste ano, tendo em vista o Ano Santo: “Maria, Mãe e Porta da Misericórdia”.

alto4

Segundo o frade, a porta é acesso principal para a casa e o coração é o acesso principal para que o Senhor possa entrar.

Citando Paulo aos Romanos, disse que a prática da misericórdia é feita com alegria. O frade lamentou que nem sempre é o que se vê nos lares. “Misericórdia significa saber ouvir. Os pais devem saber ouvir os filhos e os filhos ouvir os pais. Quantos não têm mais tempo de ouvir. Este é o grande apelo: sermos misericordiosos lá em casa.  Estarmos atentos às necessidades uns dos outros. Não somente para os de fora mas principalmente para os de casa”, disse.

“Carissímos irmãos, Maria é a Porta e ela se abre a todo momento. Com certeza, vossos corações exultam de alegria aqui nesta casa da Mãe. Mas é preciso que levemos essa alegria para o dia a dia, lá em casa, no trabalho etc. Que sejam portadores da alegria, da fé e da esperança”, pediu.

alto2

PROGRAMAÇÃO DESTE SUPER-SÁBADO

Missas na Capela: 6h, 7:30h e 11 horas

8h00: Campinho – Missa da Diocese de São Mateus (Romaria saindo 7h do Portão do Convento)

9h00: Prainha – Missa das pessoas com deficiência (Romaria saindo 8h da Praça Dq. de Caxias)

14h30: Oitavário e Missa no Campinho

Obs: Celebra nesta tarde a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (Romaria saindo 14h do Portão do Convento)

23h30: Prainha – Missa de encerramento da Romaria dos Homens (Romaria saindo às 19h da Catedral)

Confissões: 8h às 11h e 14h às 16h00.

VEJA MAIS IMAGENS NA GALERIA DA

PÁGINA DO FACEBOOK DO CONVENTO

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X