O papel evangelizador das mulheres na Igreja

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha – O sétimo dia do Oitavário da Festa da Penha foi celebrado com o Campinho lotado.Todo  ano a Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim não mede esforços para prestar sua homenagem à Mãe de Deus. Neste ano, 69 ônibus saíram de Cachoeiro em peregrinação até o Morro da Penha, que terminou com a Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Dario Campos, que é franciscano.

 

Frei Alexandre presidiu o penúltimo dia do Oitavário

O Oitavário foi presidido por Frei Alexandre Rohring, Frei Xandão como é conhecido. Na reflexão que fez da Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A alegria do Evangelho”, o frade falou do papel evangelizador das mulheres na Igreja.  Assim, a mulher, na Igreja, possui a mesma dignidade batismal e, portanto, a ela Jesus confiou a mesma missão de anunciar com alegria.

Segundo o texto, “a Igreja reconhece a indispensável contribuição da mulher na sociedade… Mas ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Porque ‘o gênio feminino é necessário em todas as expressões da vida social; por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho’ e nos vários lugares onde se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais.” (AE 103)

Fre Alexandre, dirigiu-se às mulheres do Campinho e disse: “Como vocês são importantes para a vida da Igreja. Eu diria ainda: foi por uma mulher que Jesus veio ao mundo e a uma mulher, Nossa Senhora da Penha, que nós dirigimos nossas preces nesse Oitavário na Festa da Penha”.

Para o frade,  como cristãos, deveríamos olhar com carinho para as nossas mulheres. “Nesta semana, o bispo Dom Rubens Sevilha lembrou que o Espírito Santo é um estado com o maior índice de violência contra a mulher. Eu diria que não é só no Espírito Santo, mas são muitos estados do Brasil que as mulheres sofrem violência”, observou.

“Vocês, mulheres, não sejam submissas a isso. Denunciem. Sejam agentes contra qualquer tipo de violência. Sejam protagonistas de uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna, para a famílias de vocês, para vocês e também para a Igreja”, pediu.

D. Dario comandou a Romaria de mais ônibus: 69

 ROMARIA DE CACHOEIRO

Dom Dario Campos presidiu a celebração das 15 horas para a grande maioria de romeiros de sua Diocese. Ele também falou com carinho de duas mulheres: Nossa Senhora da Penha e Maria Madalena.

“Hoje, ao cair da tarde, a nossa diocese chega à Casa da Mãe dos capixabas para agradecer, para louvar, para bendizer, para passar alguns instantes na casa da Mãe.  Mãe da Penha, somos um povo de fé, um povo que caminha, trazemos na nossa bagagem, nos nossos pés, as nossas lutas, as nossas tristezas, mas também trazemos as nossas alegrias, as nossas esperanças por um Estado mais justo, mais fraterno, um Estado mais irmão, um Estado onde a rota do tráfico humano seja eliminada”, disse o bispo franciscano, fazendo referência várias vezes à Campanha da Fraternidade deste ano.

Ao refletir sobre o Evangelho falou da figura de Maria Madalena, que foi a primeira mulher a anunciar a ressurreição. “Cabe a nós, agora, anunciar a ressurreição e a esperança de realizar aqui na Terra o mandamento do Senhor. Nossa Senhora da Penha, queremos ser, cada vez mais, discípulos e missionários do seu filho Jesus de Nazaré. Discípulos que aprendem Dele as lições para viver melhor nossa vida na fraternidade, na comunidade, na justiça, no amor incondicional e no perdão sem limites. Por que eu digo perdão sem limites? Digo isso porque muitas vezes a gente diz assim: ‘Eu te perdoo viu! Mas eu não esqueço o que você fez! Você vai ver, viu!’ (risos) Então, que perdão é esse?”, questionou.

“Então, queremos ser esses discípulos, queremos escutar, queremos fazer parte desta Igreja, queremos anunciar o Evangelho da alegria, queremos ser esses novos irmãos e irmãs, batizados na água no dia da festa da Vigília Pascal, em que cada um, cada uma, teve a oportunidade de renovar as promessas batismais”, acrescentou, lembrando de agradecer de forma especial nesta tarde o nosso novo santo São José de Anchieta, que pisou e respirou o ar do Espírito Santo. “Que seja o nosso intercessor junto a Deus Pai por cada um de nós que estamos caminhando nestas terras que ele caminhou e pisou”, encerrou.

[nggallery id=65]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X