Notícias Santo do dia

Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Vila Velha – 07 de outubro

Paz e Bem!

Neste domingo, dia 07 de outubro, celebramos a Solenidade da Padroeira do Município de Vila Velha, Nossa Senhora do Rosário.

A devoção cristã à Nossa Senhora do Rosário se deu a partir do ano de 1208, a festa que até então era apenas uma devoção, tornou-se uma solenidade litúrgica reconhecida e instituída pelo Papa Pio V em 1571.

Maria apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão.

Por intermédio de Nossa Senhora, os cristãos saíram vitoriosos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A devoção de Nossa Senhora do Rosário

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII. A Igreja lhe conferiu o título de Apóstolo do Santo Rosário. Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fiéis da Igreja Católica. São Domingos, com a prática da oração do Rosário, a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos Albingenses, que crescia vertiginosamente na França.

O Papa mandou vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram. Somente São Domingos, com a criação de sua ordem e com a insistente oração do Rosário, é que conseguiu acabar com esses hereges. São Domingos dizia que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e com o passar dos anos conseguiu.

Na aparição de Maria à São Domingos, ele recebeu a indicação do Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa coroa de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Prainha, a mais antiga do Brasil ainda em atividade

A Igreja foi edificada e está localizada no Parque histórico da Prainha, Vila Velha, edificada na Capitania do Espírito Santo, e foi construída pelo seu primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Ela é um marco da colonização do solo Espírito-Santense, onde primeiro começou e se desenvolveu a história do Estado do Espírito Santo. Foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN e é a Igreja mais antiga ainda em atividade no Brasil. Atualmente ela pertence à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com sede no Santuário Divino Espírito Santo, no Centro da cidade.

foto: Paróquia do Rosário

Nossa Senhora do Rosário, a Padroeira de Vila Velha

Nossa Senhora do Rosário foi declarada padroeira do município de Vila Velha no dia 24 de setembro de 2015, conforme a Lei 5.652 de autoria do vereador Joel Rangel, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Rodney Miranda. Desde então, todo dia 07 de outubro é comemorado o dia da padroeira da cidade Canela-Verde e faz parte do calendário municipal. Nossa Senhora do Rosário passou a ser, oficialmente, a Santa que guarda, abençoa e ama a cidade.

Rosário de Nossa Senhora

A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.

João Paulo II, o Papa de Nossa Senhora do Rosário

João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele declarou logo no primeiro dia de seu pontificado: Totus tuus Mariae (Tudo é de Maria). A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida e divulgada. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos – em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário.

Contemplação dos Mistérios do Rosário

Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro conjuntos de Mistérios são:

Resultado de imagem para rosário

Mistérios Gozosos nos quais se contemplam a anunciação do Anjo a Maria; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém; a apresentação de Jesus no templo; e Jesus perdido e achado no templo entre os doutores da lei.

Mistérios Dolorosos nos quais se contemplam a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; a flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carrega a Cruz até o Calvário; a Crucificação e morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos nos quais se contemplam a Ressurreição de Jesus; a sua Ascensão ao Céu; a vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos e Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a coroação de Maria.

Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.

Oração de Nossa Senhora do Rosário

Ó Mãe e Clementíssima Virgem do Rosário, Vós que plantastes na Igreja, por meio de Vosso privilegiado filho Domingos, o místico remédio do Santo Rosário, fazei que abracemos todos a Tua santa devoção e obtenhamos Teu verdadeiro espírito, de sorte que aquelas místicas rosas sejam em nossos lábios e corações, pelos pecadores medicina, e pelos justos aumento de graça. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Saiba mais

Facebook