D. Wladimir lamenta decisão dos ministros do STF

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – Lutar por uma cultura de paz foi a grande mensagem deixada nesta quinta-feira (12/04), no quinto dia do Oitavário da Festa da Penha, que tinha como tema “a paz, compromisso de todos!”. O bispo auxiliar Dom Joaquim Waldimir Lopes Dias, que tomou posse recentemente na Arquidiocese de Vitória, presidiu pela primeira vez uma celebração da Festa da Penha, já que ele responde pela área pastoral de Serra e Vitória.

Ele teve como concelebrantes Dom Rubens Sevilha, que presidiu nos dois primeiros dias, os sacerdotes desta área pastoral, o guardião Frei Valdecir Schwambach, e os frades que residem no Convento da Penha.

O lindo dia de sol trouxe muitas comunidades do segundo maior município do Estado do Espírito Santo para a celebração, que começou às 15 horas, com muitas bandeirolas brancas pela paz.

Dom Wladimir abriu sua homilia falando do tema do dia “A paz, compromisso de todos” e disse que nós devemos abrir o nosso coração, a nossa vida, a nossa história para acolhermos essa paz que vem de Deus. “Depois que Jesus aparece Ressuscitado, a primeira coisa que ele diz é: a paz esteja convosco! Ele deseja a paz para todos. Derrama sobre todos a sua graça e a sua bênção”, lembrou. Mas ele também lembrou que o profeta Isaías já falava que a paz é fruto da justiça e, segundo Dom Wladimir, a justiça que traz a paz é a justiça de Deus, porque a justiça dos homens não nos garante a paz.

Dom Wladimir citou a votação dos ministros do STF com relação à permissão do aborto de feto sem cérebro que estava em andamento na hora da celebração e já dava como favorável à decisão antes do final do julgamento. “Eles dão uma série de justificativas dentro da justiça, mas não é uma justiça que agrada a Deus. Não é uma justiça porque é criminosa. A vida não nos pertence. Ela é um dom de Deus. A vida nos é transmitida e nós não temos o direito nem de discutirmos sobre a vida. Ela é indiscutível. A vida é um dom de Deus que precisa ser respeitado. E que as pessoas não tenham medo se tiverem uma gravidez nesta situação”, criticou.

Segundo Dom Wladimir, a justiça será cada vez melhor à medida que a gente entrar na dinâmica da vontade de Deus. “A grande justiça de Deus será no nosso julgamento. Lá, sim, Deus será justo conosco. Lá, sim, Deus usará de misericórdia porque ele nos conhece profundamente, porque conhece as nossas intenções e o nosso coração”, acrescentou.

Falando sobre uma cultura de paz, lembrou que a ONU convocou o mundo para criar uma cultura de paz em 1999 e Paulo VI criou o Dia Mundial da Paz, celebrado a partir de 1968. “Nós, que caminhamos na Igreja, é mais fácil construirmos a paz porque, estando de acordo com Jesus Cristo, com a sua mensagem, já somos construtores da paz. Vamos perdoando nossos inimigos, perdoando-nos mutuamente, superando todas as dificuldades. Vamos sendo construtores da paz”, explicou.

Concretamente, Dom Wladimir conclamou a população a abraçar a campanha do governo estadual que será lançada no final de maio. “Vamos ser promotores da paz através desta campanha; vamos estar em comunhão com os párocos na sua paróquia; vamos caminhar juntos para que realmente a gente possa mudar essa realidade  de violência no nosso Estado e construirmos a paz”, pediu. “A vida não pode continuar sendo banalizada do jeito que ela está sendo”, completou.

QUINTO DIA DO OITAVÁRIO

Frei Pedro Engel presidiu o Oitavário da Festa da Penha, momento devocional que aconteceu antes da celebração eucarística. Frei Florival Mariano de Toledo garantiu a animação e o guardião do Convento, Frei Valdecir Schwambach fez a acolhida. O Oitavário é um momento que antecede a missa e que convoca os devotos à oração e meditação recordando o sentido de ser neste morro o Santuário da graça e do perdão.

Faz-se este momento com cantos a Nossa Senhora; acolhimento do povo de Deus; súplicas pelos mistérios realizados a Maria, Mãe de Jesus na devoção que Frei Pedro Palácios trazia consigo; recordação e consideração do primeiro Franciscano que chegou aqui (Frei Pedro Palácios); a trajetória da vida franciscana na devoção Mariana; Ladainha de Nossa Senhora; orações e bênção. Todo dia, durante o Oitavário, é lembrada uma aparição de Nossa Senhora. Nesta quinta, o público foi convidado a olhar para o convento e presenciar a cena da aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernardete Soubirous.

Neste dia, o guardião do Convento, Frei  Valdecir Schwambach também foi homenageado com “Parabéns a você” pelo quarto aniversário de sua ordenação presbiteral.

Nesta sexta-feira (12/04), 6º dia do Oitavário da Festa da Penha, o tema é “Não desanimeis: lançai as redes!”. As Missas na Capela acontecem às 6, 7, 8 e 9h30. Às 14h30 tem início o Oitavário e missa às 15 horas, sob a responsabilidade da área pastoral de Vitória. Às 14 horas, terá início a Romaria dos Militares até o Campinho.

[nggallery id=11]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X