NATAL DO SENHOR: A mensagem da Província Franciscana

Compartilhe:

Paz e Bem!

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A afirmação bíblica de São João é, ao mesmo tempo, relato e atualização do mesmo e único Mistério. O Verbo se fez carne, é verdade! Mas também é verdadeiro que o Verbo se faz carne, no presente. Atualizar o Mistério do Natal significa, então, emprestar nossa vida ao Senhor para que Ele possa continuar nascendo no seio de uma humanidade tão necessitada de Sua presença.

Embora instáveis e limitados, o Menino espera poder contar conosco, assim como pôde, à época, contar com aquela jovem família pobre e peregrina. Num contexto de carência e improviso, o Imenso-Infinito veio tocar-nos no espaço e no tempo. Em Jesus, o mesmo Deus que nos toca e nos visita, envia-nos para sermos sua presença entre as pessoas, especialmente aquelas que sofrem a dor do abandono, da exclusão, da violência, da pobreza, do desrespeito. Onde estes estão, devemos estar.

Tendo com inspiração o convite à Minoridade, queremos buscar forças para encarnar este ideal diante de um Menino frágil, discreto, humilde e menor. Daquele berço montado às pressas com um punhado de palha sobre um cocho de estrebaria, Ele toca de cheio o nosso coração e nos chama a colocar nossa atenção sobre o que de fato é importante na Vocação que abraçamos. Como Irmãos Menores, nossa missão é levar a todos aquilo que temos de mais precioso: a esperança da criança que nasce, a alegria de uma nova vida que surge, a certeza de que o mundo pode ser melhor se colocarmos em prática as lições que Deus nos dá ao assumir o cúmulo da pequenez. Este é o testemunho dócil e discreto que o mundo espera de nós.

A Manjedoura de Belém é ponto de encontro de quem deseja cultivar um coração de frade menor. Diante do presépio, devem ser depostas as ambições, os medos, as rivalidades e as desconfianças mútuas. Ali não há espaço para outra atitude que não seja a da acolhida em suas expressões mais variadas: acolhida de nossas próprias misérias, daqueles que são diferentes, dos irmãos que o Senhor nos dá, da missão que o Senhor nos confia: tudo isso é comunhão.

Com Francisco, queremos mais uma vez contemplar no Presépio a origem de nossa vocação de Irmãos Menores. No início de mais um triênio, o Menino-Deus novamente nos estende os braços para ser aconchegado no calor de nosso coração. E, diante da cena que comoveu nosso Seráfico Pai no episódio de Greccio, também nós queremos nos mover a partir de dentro, deixando de lado todas as amarras que nos tiram a mobilidade e a força para caminharmos como irmãos menores em direção ao Menino de Belém.

Desejamos a todos um Santo Natal, com as mais
generosas bênçãos de Deus, e abençoado 2019!

Frei César Külkamp, OFM 
Ministro Provincial

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM
Vigário Provincial

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X