Notícias

Mensagem aos Trabalhadores e Trabalhadoras – 1º de Maio

Paz e Bem! Neste 1º de Maio, dia dedicado aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, o Convento da Penha tem uma mensagem especial à todos aqueles e aquelas que desempenham um papel fundamental no crescimento da vida e missão de toda a sociedade brasileira. Leia!

 

MENSAGEM AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS

1º DE MAIO DE 2018

“O clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso” (Tg 5,4)

Com alegria celebramos hoje o dia dedicado aos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, uma festa oportunamente convocada, para, sobretudo àqueles que diante das inúmeras injustiças e restrições, conquistaram direitos, deveres, dignidade e a liberdade de vitória. Deste modo a Igreja Católica põe-se ao lado destes e destas que tanto sofreram (e sofrem) em busca de melhores condições de trabalho, mesmo diante desta crise política e social outrora estabelecida.

“O trabalho dignifica o homem”, diante de todas as situações, o trabalho humano sustenta uma nação, uma pátria. Da terra à cidade, da fazenda à casa, a pé à automóvel, da natureza ao progresso, do abstrato ao real, da penúria à luz, do cansaço ao cômodo e dos sonhos às conquistas. Por todas as etapas, há o trabalho.

O Santo Padre, recorda-nos que o trabalho humano é participação na criação que continua todos os dias, inclusive, graças às mãos, à mente e ao coração dos trabalhadores: “Na terra, há poucas alegrias maiores do que as que sentimos ao trabalhar, assim como há poucas dores maiores do que as do trabalho, quando ele explora, esmaga, humilha e mata” (Gênova, 2017). Desta forma, Francisco exorta que a dignidade do trabalhador transforma o trabalho como fonte de vigor e esperança, sem que haja uma visão voltada exclusivamente para o lucro sacrificando assim a vida bem como os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Neste 1º de Maio, mais uma vez, nos voltamos à misericórdia e ao amor de Deus, juntos como Grande Família de Deus, irmãos cristãos católicos, que assim somos, pedindo a vitória da bondade, dos direitos e das conquistas para todos os trabalhadores do nosso país. Assumamos hoje, a luta de todos cidadãos brasileiros reivindicando melhores salários, condições de trabalho, mais respeito, mais trabalho digno.

Trabalho quer dizer amor, e é um elemento fundamental para toda a criação humana. Fundamento, o mesmo que fez Deus criar e santificar o homem. A partir do seu amor ao mundo, Deus tornou possível a vida e a missão de todos os trabalhadores.

Hoje também, a Igreja celebra a Solene Festa de São José Operário, Patrono Universal da Santa Igreja, Pai de Jesus, Esposo da Santíssima Virgem Maria e exemplo de trabalhador. Ele, ungido pelo Espírito Santo, aceitou a vontade de Deus, tão simples, pequeno, um carpinteiro e mesmo assim o Senhor olhou para ele, o chamou para a missão. São José não abriu mão da sua experiência de fé, foi até o fim. Na mesma fé, educou, criou e viveu o Cristo. Trabalhador, homem honesto, digno de nossa oração. Ele é para nós um modelo de trabalhador.

O Senhor nosso Deus, que “ama a justiça e o direito” (Sl 32,5), nos conceda a graça de construirmos juntos, um país verdadeiramente justo e democrático. Que possamos, diariamente, reconquistar nossos direitos. Que a luz do Espírito Santo proporcione a todos os trabalhadores e trabalhadoras o amor, a paz, a fraternidade, o direito, a vida, a força e a ternura de Deus.

Que a Senhora da Penha, a Virgem das Alegrias, abençoe-nos!

 

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA, OFM

Guardião do Convento de Nossa Senhora da Penha.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2018› » 

Momento Mariano

Facebook