FESTA DA PENHA 2019 Festa da Penha na Mídia Notícias

Lançamento da Festa da Penha 2019: Conheça a logomarca e o tema

Paz e Bem!

O Convento da Penha, a Arquidiocese de Vitória e a Associação dos Amigos do Convento da Penha, lançaram oficialmente para a imprensa, na manhã desta terça-feira (27/11) a Festa da Penha 2019. Foram apresentados o tema, lema, a programação e a logomarca oficial que faz parte da identidade visual que será utilizada no próximo ano. A data da Festa também já está marcada, como sempre acontece, será realizada após a Páscoa do Senhor. Terá início no Domingo de Páscoa, dia 21 de abril e se estenderá até o dia 29 de abril, dia da Padroeira do Espírito Santo.

Estão previstas as tradicionais romarias, Missas, Oitavário, shows e eventos noturnos, além da devoção e amor que os capixabas já manifestam à Mãe da Penha. Algumas mudanças e novidades também estão previstas, devendo ser anunciadas ao público em breve. A proposta da organização é atrair um público mais jovem já que o próprio tema está em consonância com o Sínodo dos Bispos com o tema jovem e com a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer em janeiro de 2019 no Panamá.

O lançamento contou com a presença de vários veículos de comunicação, de empresários e representantes dos órgãos que apoiam a Festa, além do Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, anfitrião, representando o Convento da Penha, Padre Renato Criste, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, do Padre Gudialace Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Vila Velha e de integrantes da Comissão Geral de organização da Festa da Penha e de autoridades civis.

A abertura foi feita pelo Frei Pedro de Oliveira, que conduziu uma oração inicial e recebeu a todos com uma fraterna acolhida. Após contar brevemente um pouco da história da Festa da Penha, do Convento e da devoção capixaba, ele enfatizou a grandiosidade da festa que a cada vez mais se expande pelo Brasil e até mesmo pelo mundo. Ao falar sobre o tema, o franciscano afirmou que o tema escolhido (“Eis aqui a serva do Senhor”, Lucas 1, 38) é também a primeira das 7 Alegrias de Nossa Senhora. “O tema da festa ‘Eis aqui a serva do Senhor’, esta é a primeira e grande alegria de Nossa Senhora, é quando ela recebe o anúncio do anjo dizendo que ela seria a mãe de Jesus e ela espontaneamente diz ‘eis aqui a serva’. Então, para nós franciscanos cuidando deste Santuário, como eu sempre digo: ‘os franciscanos são os guardiães da Padroeira do Espírito Santo’. A nossa grande responsabilidade é cuidar da padroeira não só de todos os capixabas, mas porque não de todos os brasileiros, porque é uma festa que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo” e ainda citou exemplos de ter presenciado pessoas pelo nordeste brasileiro e de outras regiões falando da Festa da Penha do Espírito Santo.

Frei Pedro disse em entrevista coletiva que “o grande foco da Festa da Penha 2019 é a juventude e a vocação, sobretudo a vocação do jovem em geral, tanto do lado religioso quanto ao lado profissional. Investir no jovem é fundamental, investir na juventude é investir no futuro do Brasil… Vocação dos jovens, não só para a vida religiosa, mas para o mundo do trabalho. Nós, de fato, acreditamos e esperamos que haja um grande envolvimento da juventude neste evento”, finalizou.

A segunda fala foi a do Padre Renato, que explicou como se deu a construção da arte, a escolha do tema e a elaboração da programação. A Festa da Penha está relacionada diretamente à festa da luz, até mesmo no período, já que acontece sempre após a celebração da Páscoa do Senhor, ou seja, ainda no período pascal (oitava da páscoa). A partir desta “relação iluminadora”, foi possível desenvolver a arte oficial da festa contemplando um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nas igrejas: os vitrais.

O Padre esclareceu que a ideia agora é utilizar a arte da festa de 2019 como a imagem oficial de todas as próximas edições, caracterizando assim a identidade definitiva da maior e mais importante festa religiosa do Espírito Santo. Para ele, “há uma necessidade de criar uma marca que seja utilizada em todos os anos, criando assim uma marca, identidade própria. Dependendo da utilização, da aplicação, aprovação, esta marca de 2019 poderá ser a marca da Festa da Penha”.

Na coletiva, o coordenador de pastoral disse que a comissão geral estuda enfatizar e agregar mais a juventude à Festa, incluindo a peregrinação dos jovens dentro da romaria. Garantiu ainda que a programação cultural será jovem e estará na linguagem mais próxima possível do jovem. Por fim, explicou como foi a escolha do tema e arte. “Nós fomos buscar na teologia, na Sagrada Escritura, na tradição, os fundamentos para a escolha desta identidade visual. A luz é um símbolo característico nas Sagradas Escrituras e na tradição da Igreja e a própria cor, o amarelo, nos remete ao divino, à força, à vida. A Festa da Penha começa exatamente no domingo da Páscoa, da ressurreição do Senhor, que é a festa da luz, a festa das alegrias. Então, a identidade visual deste ano quis trazer esse símbolo marcante para o cristianismo, a força da luz que nos remete também à divindade”, concluiu.

Para a subsecretária de turismo de Vila Velha, a campeã mundial de badyboard, a Festa da Penha é principal e mais esperado evento do ano, assim, a Prefeitura que oficialmente está sempre apoiando a realização, tornou o evento como um dos oficiais do calendário municipal. E diante da expectativa da atração grande de turistas, a cidade espera receber mais de 2 milhões de fiéis, peregrinos e devotos que devem passar pelo Santuário da Penha. Ela disse que “a prefeitura está preparando a cidade para que a festa seja a mais bonita do Brasil, estruturando com tudo que for preciso e necessário para a realização da mais expressiva manifestação de fé do Espírito Santo”, e acrescentou que “o Convento, por ser um dos maiores monumentos turísticos do Brasil, após a nova iluminação, deve atrair ainda mais pessoas”

OS NÚMEROS DA FESTA DA PENHA 2017

– Aproximadamente 1,7 milhões de pessoas passaram pela Festa da Penha 2017;
– Foram 10 Romarias, dezenas de Missas, centenas de atendimentos de confissões;
– 10 dias de cobertura pelo facebook do Convento (31 de março a 09 de abril);
– 34 horas de transmissão ao vivo pela página oficial do Convento, sendo mais de 50 horas de cobertura total;
– 1.104,621 milhões de pessoas alcançadas;

A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PENHA 2019

A LOGOMARCA OFICIAL

Confira a galeria de fotos do Evento de lançamento da Festa da Penha 2019

Faltam

128Dias 18Horas 54Min 51Seg

para a Festa da Penha 2019

Saiba mais

Facebook