Eventos Notícias

Inauguração da Nova Iluminação e Consagração à Nossa Senhora

Paz e Bem!

A Nova Iluminação Monumental externa do Convento da Penha será inaugurada na próxima semana, nos dias 27  e 28 de setembro. Foram 6 meses de execução dos serviços, testes e instalações dos equipamentos. A obra que é considerada um marco na história do Santuário de Nossa Senhora da Penha, erguido a partir de 1558, terá iluminação toda em LED, ela trará mais economia, modernidade e beleza para o principal patrimônio histórico, religioso e turístico do Espírito Santo e um dos mais importantes do Brasil.

A cerimônia de inauguração será no dia 27 de setembro, a partir das 19h, na Prainha e dará partida ao acendimento das luzes da estrada principal e do Campinho. Terá a participação o Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, do prefeito de Vila Velha, Max Filho, da presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Varejão, entre outras autoridades municipais.

Sustentabilidade, segurança, conforto, preservação e valorização do patrimônio histórico foram os objetivos principais do Instituto Modus Vivendi, sob coordenação de Erika Varejão. Para a realização desse projeto, o Instituto contratou o projetista e professor Doutor Fernando Rispoli, da Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em iluminação patrimonial e monumental.

O projeto garante eficiência energética, modernizando o sistema de iluminação externa com a valorização do monumento através de uma iluminação apropriada. A tecnologia adotada foi o LED que, entre outras vantagens, proporciona redução no consumo de eletricidade e maior vida útil ao sistema e proteção a esse importante patrimônio religioso, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Apresenta, ainda, benefícios como automação e melhoria da qualidade da luz.

Aprovada pelo IPHAN e pelos responsáveis pelo Convento, a ação vai contribuir para a conservação do meio ambiente já que os equipamentos adotados são apropriados para utilização em área de vegetação.

A programação de inauguração da Nova Iluminação do Convento não termina no dia 27. Na sexta-feira, dia 28 de setembro, os Frades do Convento irão conduzir o momento devocional. A subida estará autorizada a partir das 19h e poderá ser feita à pé. Não será permitida a entrada de veículos.

No Campinho, a partir das 19h30, haverá a Consagração à Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo. Será uma oportunidade do visitante contemplar a nova iluminação do monumento mais importante do Estado e ainda rezar com os Franciscanos do Convento.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O nosso querido Convento da Penha fecha os seus portões diariamente por volta das 18 horas, encerrando assim suas atividades e acesso ao público. Diante disso gostaria de saber se com a nova iluminação haverá outros eventos noturno programados pela direção do Convento que poderiam ser regularmente aberto ao público.

Saiba mais

Facebook