Notícias

HISTÓRIA DO CONVENTO: Imagem de Santo Antônio é do século XVIII

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Celebramos ontem, dia 13 de junho, o Dia de Santo Antônio, um dos mais populares e queridos santos da nossa Igreja. Antônio era franciscano e é invocado como o “Santo Casamenteiro”, padroeiro dos pobres, padeiros, pedreiros e das mulheres estéreis. A importância de Santo Antônio é tão grande que ele é conhecido no mundo inteiro. A devoção surgiu em Lisboa e Pádua, onde ele nasceu e morreu, respectivamente. No entanto, o carinho ao santo se espalhou por países Europeus e por colônias descobertas por portugueses, italianos, etc.

No Brasil não foi diferente. Terras colonizadas por portugueses que trouxeram também a fé em Santo Antônio. Prova disso é uma Imagem do santo esculpida no século XVIII, trazida de Portugal para o Convento da Penha. Ela fica colocada no Altar-Mor da Capela, ao lado de uma Imagem de São Francisco de Assis, de um Crucifixo com o Cristo (no meio) e abaixo da Imagem principal da Virgem da Penha.

A Imagem foi esculpida em madeira policromada e dourada, com tratamento em folha de ouro brunido e decoração em esgrafiado. A escultura de Antônio possui olhos de vidro e resplendor de prata lavrada repuxada, com 88cm de altura, 43cm de largura e 12cm de profundidade. Preso em sua mão direito, um lírio que representa a pureza do Santo; Sobre o Livro da Palavra de Deus, segurado pela mão esquerda, a Imagem do Menino Jesus, que simboliza a intimidade, a proximidade, de Santo Antônio com Jesus Cristo.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

Saiba mais

Facebook